PORQUE HOJE É DIA DA CRIANÇA

Mas, porque hoje é considerado o Dia das Crianças?

A data, como dito no post anterior, é feriado nacional, pelo fato de hoje ser o dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil. Torna-se feriado a partir da lei nº 6802, de 30 de junho de 1980.

Mas o dia de hoje também é considerado Dia das Crianças, e isso foi possível por conta de um decreto presidencial (Decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924), assinado por Arthur Bernardes, presidente da República à época. A data não era feriado até 1980, a comemoração ao Dia da Criança era uma mera lei simbólica. E se hoje é feriado, o motivo oficial vem a ser o do dia de Nossa Senhora de Aparecida.

Como dito, o Dia da Criança tinha só a conotação simbólica do decreto, até que nos anos 1960 ela começou a, digamos, ser comemorada efetivamente. E como? A Estrela, fabricante de brinquedos, fez uma campanha em conjunto com a companhia farmacêutica Johnson & Johnson, a chamada “Semana do Bebê Robusto”, transformada em “Semana da Criança” anos depois. Aí o mercado, principalmente o setor de brinquedos, embarcou na ideia e “fez valer” o decreto de 1924.

Antes que você se pergunte o que raios é esse “Bebê Robusto”, é uma boneca que lembra um bebê gordinho e robusto, e é feita de um material bem resistente, feita para durar mesmo. Tanto é que uma das minhas irmãs tem uma boneca dessas até hoje.

E qual era a intenção da Estrela? Aumentar o volume das vendas do Bebê Robusto, fabricado por ela (e carro-chefe da empresa à época). Mas isso não poderia ser feito indiscriminadamente em qualquer período: alguém teve a brilhante ideia de fazer a tal “Semana do Bebê Robusto” no dia da Criança instituído pelo decreto de 1924, e que andava esquecido (como muita lei no Brasil até hoje).

Já a Johnson & Johnson entra na história pelo fato de ter criado o concurso “Bebê Johnson’s” nessa mesma época (o concurso existe até hoje).

Publicitariamente falando, a estratégia criada na “Semana do Bebê Robusto” deu muito certo, e, desde então, virou tradição presentear as crianças nessa data (isso é o que se pode chamar de  um exemplo prático do chamado “efeito manada”, principalmente se levarmos em conta que várias fabricantes de brinquedos embarcaram na ideia da Estrela/Johnson & Johnson).

Só que, o Dia Mundial da Criança é comemorado no dia 20 de novembro, dia em que a Assembleia Geral da ONU aprovou a Declaração Universal dos Direitos da Criança, em 1959.

E assim compreendemos um pouco o porquê de hoje ser o Dia da Criança no Brasil. Nascido como lei simbólica, e lembrado graças a uma estratégia de marketing bem conduzida por cima desse acontecimento (do decreto de 1924) que faz a data ser lembrada como é até hoje.

1 comentário em “PORQUE HOJE É DIA DA CRIANÇA”

  1. MESMO DIANTE DOS MOTIVOS QUE LEVARAM A EXISTI ESSE DIA, LEGAL AGENTE COMEMORAR CADA UM VOLTA A SER UM POUCO CRIANÇA E LEMBRA DA INFANCIA. AGORA QUE TENHO UM FILHO ESSE DIA SE TRONA AINDA MAIS ESPECIAL POIS OBSERVO CADA PASSO CADA EVOLUÇÃO CADA VITORIA DO MEU PEQUENINO. UM FELIZ DIA DAS CRIANÇAS A TODAS AS CRIANÇAS DO PAIS E DO MUNDO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.