PARA TODO MUNDO LER

Definitivamente, esse é o momento das mudanças e adaptações para 2017. E aprendo com cada uma delas até mesmo a me desafiar e a desafiar a minha cabeça. Uma delas, bem, você vê só de olhar esse texto. Sem agonias visuais ou não.

Como assim? Calma que eu vou explicar melhor.

Eu baixei a versão beta do WordPress para testes no servidor local – sim, aqueles blogs cobaia, tenho dois no computador. Vi o novo editor de textos sem o botão de justificar nem o de sublinhar. Resolvi pesquisar sobre a ausência dos botões e por isso vou justificar porque os próximos textos do blog serão assim. Como você é acostumado a ver, todos os textos do blog até o anterior eram justificados. Assim continuarão pelo contexto da história do blog e contra minha própria angústia – não posso alimentar meus TOCs.

Pois bem, pesquisando para saber se está certo manter justificados os textos, vem a questão da acessibilidade como um ponto contra, principalmente a leitura por pessoas que tem dislexia e não conseguiriam ler um texto justificado – não sei se é seu caso e é por não saber que na dúvida, ouça a voz da experiência. Diz respeito a aqueles vazios de espaçamento entre as palavras.

Era por TOC que meus textos eram justificados. Isso porque eu sou um disléxico às avessas: sinto agonia de ler um texto da maneira como está escrito nesse post. Mas como é um TOC eu vou ter que reaprender a partir de aqui. Sentia agonia de ver o que considerava bagunça.

Mas como todo momento é momento de aprender e reaprender, que assim seja por quem sente agonia numa leitura como sinto às vezes. Espero que assim fique melhor para você, e você também pode compartilhar suas experiências de modos de leitura.

O primeiro texto alinhado para a esquerda é esse. Os demais permanecem como estão. Os outros daqui em diante seguem esse padrão. Os dos Instant Articles já estavam assim há muito tempo.

E como não tem esses botões no aplicativo de celular, posso postar aqui sem problemas. Até mesmo a própria série dos desenhos, as fotos são por celular. A ideia é que o terceiro caderno de #96folhas seja todo móvel.

E esse texto é todo escrito num celular. Permita-me adaptar aos tempos onde antes você fazia de tudo e hoje tudo é diferente.

É desse modo que você vai ler o blog daqui em diante. Como deveria ter sido. Da esquerda para a direita.

E sem agonia. Sei que vou sentir um pouco mas vou me acostumar. Cada batalha é uma batalha. Mas faço isso para todo mundo ler.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *