O LAYOUT DEFINITIVO

Depois de conhecermos o layout definitivo da empresa de ônibus PB Rio, escolhido via concorrência criativa a qual acompanhamos aqui no blog, o que sabíamos é que o layout criado por Lucas Rodrigues seria modificado pelo diretor-geral da empresa, Cláudio Roberto Santos.

E essas modificações já foram feitas. Uma por tipologia e outra surpreendente, por mudança de uma das cores e a troca da tonalidade de todas elas.

E eu que apostei que a modificação seria somente pela tipologia, cheguei quase lá. A troca de tipologia só foi feita na numeração com o uso da fonte Facet ao invés da Myriad, que foi mantida no restante do layout. O nome de domínio do site foi substituído (de “pbrioviagens” passará a ser “viajepbrio”) e a surpresa ficou por conta da cor amarela ser substituída pela cor cinza.

As modificações propostas pela direção da empresa estão melhor expressas nesses dois mockups, enviados por Paulo Viana ao blog. Os veículos com as respectivas numerações e placas reproduzidas nos mockups estão na frota da empresa PB Rio.

Veículos maiores

 Arte definitiva nos veículos maiores.

Veículos menores

Arte definitiva nos veículos menores.

Assim sendo, o blog monta o manual de identidade da PB Rio baseado nas novas informações incluídas pela empresa. Fiz aqui dois esquemas: um de tipologia, outro de cores, baseado nos modelos do Manual de Identidade Visual da Companhia Ideias.

Tipologia

Ao invés de uma, serão utilizadas duas tipologias: Myriad e Facet. No caso da Myriad será empregado o subtipo seminegrito itálico, mas a fim de uniformizar a comunicação institucional da empresa (e isso é até uma sugestão interessante), aplicamos duas tabelas: uma com subtipos da Myriad e outra específica para a aplicação do layout, com a utilização das duas tipologias:

Comunicação Institucional

Tipologia de comunicação institucional.

Comunicação Visual

Tipologia para comunicação visual.

Paleta de cores

Essa paleta de cores foi baseada nas amostras de cores RGB interpretadas pelos programas de edição de imagens, as quais também constam os valores CMYK e Hexadecimal tal qual como fiz no Manual de Identidade da Companhia Ideias:

Esquema de cores.

O tom exato de cinza usado no layout foi a sequência RGB 181, 181, 181, o que dá Key 29,99%. Mas no manual de identidade, resolvi a fim de facilitar a vida do cliente “arrendondar” o valor do cinza para Key 30% (30% preto ou cinza 30%, como queiram), na qual a sequência RGB é 179, 179, 179. No post “A Mágica das Cores”, esclarecemos que a letra K da sequência CMYK significa chave (do inglês Key).

Agora sim, resta a aplicação do layout pela empresa.

Isso sim é que é acompanhar uma mudança de identidade prática de uma empresa desde o início até o final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como aceitar o convite de posts colaborativos no Instagram Como publicar posts colaborativos no Instagram Posts no Instagram no computador para todos A nova home do Blog Josivandro Avelar Novidade no Close Friends do Instagram