Ah, o Instagram… Como deu polêmica a declaração do último dia 30 de junho onde o CEO da rede social, Adam Mosseri, declarou que o Instagram não era uma rede social de fotos, mas também de vídeos para entretenimento. Em outras palavras, os algoritmos estão cada vez mais priorizando os vídeos em detrimento das imagens, ao menos na teoria. Afinal, o Instagram é uma rede social de quê mesmo?
É lógico que fez barulho, afinal, quem não se sente à vontade para criar vídeos e prefere conteúdos estáticos teme perder espaço, embora o Instagram deixe claro que vai continuar sendo uma rede social aberta para qualquer tipo de imagem, seja ela estática ou em movimento. Mas sabe como são os algoritmos…
Esse debate acende o seguinte questionamento: qual é o foco do Instagram? Ele conseguiu obter êxito no recurso de stories, os qual foi copiado do Snapchat, mas não conseguiu com o Reels deter o TikTok. Isso diz muito sobre porque o Reels tem mais alcance do que os demais formatos – e isso foi explicado muito bem naquela parada dos algoritmos.
No Luneta em 1 minuto – não dei esse nome mas vamos chamar assim enquanto eu não dou um nome para o meu bloco de notícias em vídeo, veja bem, em vídeo, eu falei um pouquinho sobre essa história. E foi no TikTok, foco de todas as preocupações atuais do Instagram.
Rendeu, e como rendeu…
Nesta web story abaixo eu também contei resumidamente toda essa história.
Hum, acho que isso dá um Luneta Sonora! Vou anotar aqui. Enquanto isso, tô pelas mídias sociais, tanto no Instagram quanto no TikTok.