Este foi um post completamente montado com base em uma thread rápida no Twitter que eu fiz explicando onde começa e termina Cabedelo. Eu já cruzei esses limites várias vezes – afinal eu fiz faculdade em Cabedelo. E atravessar três vezes por dia – até seis – o limite municipal era uma das rotinas mais incríveis da minha vida.
Então, só para vocês entenderem a confusão da semana – devido ao fato de um shopping que foi construído em cima do limite entre João Pessoa e Cabedelo -, desenvolvi aqui dois mapas para vocês entenderem melhor os limites, ou seja, onde é que cada cidade começa e termina. Vamos a explicação.
“Aqui é Cabedelo”
“Quando for fazer a capa do TCC, lembrem-se: aqui é Cabedelo, não coloquem João Pessoa”. Só lembrando da minha vida acadêmica que apesar de pegar ônibus de João Pessoa, foi em terras cabedelenses.
É assim: imagine que você tá dentro de um ônibus 1001 e você tá na Tancredo Neves. Sabe aquela ponte que você passa antes de entrar no viaduto da BR? Ali você entrou em Cabedelo.

Aí o mesmo ônibus 1001 passa depois da primeira entrada do Manaíra Shopping. Você voltou para João Pessoa.
Aí você dá a volta e volta para Cabedelo. O IESP – hoje UNIESP – onde eu fiz Publicidade fica em Cabedelo.
E aí você vai pegar o 5100 e depois do carro passar em cima do viaduto do Forrock, passa em uma ponte. Ali é o desvio do rio. Pronto, você voltou para João Pessoa.
Em cima dos limites
O que que acontece: é que o Manaíra Shopping foi construído em cima do limite municipal, ou seja, o lado de lá paga impostos a uma cidade, o lado de cá a outra, cada lado, suas regras. Que dá nisso, mas tem mais umas coisinhas:

Os estacionamentos do Bompreço (Big, Hiper, sei lá) e do Carrefour ficam em Cabedelo, mas os supermercados mesmo ficam em João Pessoa.
Algumas linhas de ônibus municipais – você já notou isso na thread – “invadem” o território de Cabedelo, caso das 1500, 5100, 5204, 5600… Até uma antiga linha intermunicipal de Cabedelo, a do Renascer, com terminal neste bairro do município, passou pro sistema de João Pessoa.
Outra coisa “maravilhosa” são os abrigos de ônibus da Prefeitura de Cabedelo implantados para essas linhas na BR. E recentemente a Prefeitura de JP asfaltou o Retão de Manaíra e a Tancredo Neves, instalou iluminação de LED… Na extensão toda. Até mesmo na parte de Cabedelo.
Essa rotina de mudar de cidade toda manhã e toda noite era divertida. Tem gente que nem sabe que trabalha ou estuda no município vizinho. Só descobre na fatura da nota, quando escreve correspondência… Ou na correção do TCC.
O melhor de tudo é que tem gente que ainda não sabe da “curva” que o Rio Jaguaribe faz exatamente no shopping. Desviado e cortado para quem vê do Google Maps.