MINIMUNDO

Todo este post está sendo escrito em um computador menor. Lembra da febre dos netbooks? Então, é isso. Seja bem-vindo ao minimundo, embora para você que esteja numa tela maior não possa parecer.

Para que você tenha uma ideia do que estamos fazendo e para dar aspecto de quase ao vivo – e é claro que coisa escrita não permite nada ao vivo – vamos usar o aplicativo do celular para tirar foto tipo “ao vivo com delay”: tiro a foto e coloco no post.

Isso é o que estamos fazendo agora:

Eu já tive um computador idêntico a esse. Passei adiante por um probleminha no plugue da fonte de alimentação. Daí vieram os maiores.

Esse netbook é ano 2011. Era a febre dos computadores pequenininhos, com menos de 10 polegadas de tela, quase do tamanho de um tablet. Mas aí vieram justamente a onda dos tablets e bem, esses caíram em desuso. Quem costuma usar computador, usa notebook, maior que isso aí.

E aí esse computador foi durando, durando, durando seis anos. Pertencia ao meu irmão. Passou para mim quando eu comprei o computador novo para o uso da 612 Comunicação. Esse era necessário para a agência também.

Quando eu recebi o netbook, já tinha escrito um post no blog, mas eu queria fazer mais com ele. Foi aí que eu coloquei o Windows 10 nele. Sim, ele agora roda Windows 10. Você deve ter notado pela barra de tarefas, e eis ele com o padrão 612:

Com o Windows 7 Starter, eu não poderia nem trocar o papel de parede.

Antes usado para tudo que tem direito, até mesmo um TCC de Engenharia Ambiental do meu irmão foi escrito nele – o computador era dele -, e depois de tempos de uso praticamente intensivo, ele foi preparado para um uso mais moderado agora que está na 612. Poucos programas instalados, arquivos só os básicos, e bem, aqui estamos com este netbook, para os usos básicos e coisas rápidas da agência. Como escrever num blog, por exemplo.

O upgrade do netbook ainda não está completo, falta só dois itens físicos: uma bateria e uma fonte novas. Eu ainda vou adquirir esses itens e aí sim, posso levar o netbook para qualquer lugar.

Computador é fácil de fazer upgrade. Está com a versão mais recente do Windows. Com o mais recente que tem. O que nem sempre se pode fazer em celular. O Galaxy Y, que até hoje está comigo, por exemplo, só tá servindo pra ser câmera mesmo. Mas que dá um bom caldo.

Sempre se espelhando na modernidade, moderno também é reaproveitar. Moderno é ser sustentável e só substituir aquilo que realmente não der mais para se usar intensivamente. Essa é uma ideia que vamos manter na agência, a de, mesmo entregando ativos virtuais em sua maioria, manter-se sempre sustentável nos gastos e aproveitamentos.

Das telas grandes às pequenas, passando pelas médias, é muito bom se acostumar a desenvolver em todos os tamanhos. Pois isso faz parte. Seja do mundo, ou do minimundo.

Para quem há tempos atrás sonhava com um computador para brincar, hoje tem dois para trabalhar. Como é bom sonhar e ver a realização ser melhor que a encomenda.

Compartilhe este post