Máscaras

E eu que nunca pensei em ter uma máscara, quanto mais precisar de uma máscara, já tenho duas máscaras. Máscaras não só são necessárias quanto em alguns lugares já são obrigatórias. Se ainda não é onde você mora, será, porque aqui na Paraíba já é.

Consegui as minhas duas de pano ontem, já que uma tem que ficar na reserva. Ainda não usei porque ainda não saí de casa desde os primeiros sinais da pandemia. Mas se necessário for, aqui estão elas.

Imagem de duas máscaras de pano penduradas em um varal, uma branca e uma azul. Fim da descrição.
As minhas máscaras. As lavei para usar.

Essas máscaras foram adquiridas aqui mesmo no bairro, com uma moradora que já trabalhava com costura e aproveitou a ocasião para confeccionar máscaras de pano e vender. Como ela tem várias aqui no bairro, a família conseguiu máscaras de duas costureiras diferentes. Vale incentivar o comércio e as costureiras do seu bairro mais do que nunca.

E como podem ver, elas estavam estendidas no varal no momento da foto, porque eu as lavei depois que foram adquiridas. Após adquirir uma máscara, geralmente se lava antes de usar pela primeira vez. E elas estão prontas para serem usadas quando necessário for, e esse necessário se entende por pôr o pé pra fora dos limites do muro, que já é via pública.

Cuide bem da sua máscara

Toda vez que eu precisar sair de casa, vou ter que sair com máscara. E isso me obriga a racionalizar essas saídas, porque tirou a máscara, manda pra lavar bem lavado, e depois passa a ferro – é de pano. Guarda em um saquinho e espera a próxima vez de sair.

E sempre colocar e tirar a máscara pelos elásticos – nunca tocar no pano em nenhuma hipótese. Colocar a mão nela? Nem pensar. Todo o esforço de prevenção se esvai só nisso.

Se você não entendeu as dicas, esse tweet do Ministério da Saúde abaixo pode ajudar.

A máscara ajuda muito nesse momento. O coronavírus é transmitido pela fala, pela tosse, uma cuspida para longe. Uma pessoa transmite para duas, três, quatro, e essas transmitem para mais duas, três, quatro, sendo um vírus de fácil contágio e consequências imprevisíveis.

Este post tem um título simples, um título único, apenas esta palavra, justamente para lembrar você de usar máscaras, porque isso é fundamental e essencial para você não virar mais um número nas estatísticas diárias do corona.

Se precisar sair de casa, use máscara. Não espere a sua cidade obrigar o uso, isso é uma questão de consciência.

Tão logo passe, você vai se acostumar, vai vendo. E vai virar até peça de vestuário. Uma cultura que vamos criando.

Compartilhe este post