Image

Luneta Sonora 060: Twitter à deriva

O Twitter virou um barco à deriva depois que a tripulação em peso abandonou o barco. O capitão que se vire para dirigi-lo sozinho.
, , ,

Na última segunda-feira, a âncora de um navio abandonado se rompeu na Baía de Guanabara depois de ventos fortes. Esse navio foi vagando, vagando até que bateu na Ponte Rio-Niterói. Até que fosse atestado que não houvesse riscos a estrutura da ponte, ela ficou interditada e gerou um caos no acesso mais rápido entre as duas cidades – isso porque a alternativa seria dar a volta em Magé, mais longe. Quis pegar esse fato para você entender a analogia do que está acontecendo agora no Twitter, uma rede social à deriva igual o São Luiz.

Nem eu estando com febre como eu fiquei ontem geriria o site tão mal como Elon Musk tem feito. Patacoada em cima de patacoada. Só para você entender, eu tirei da manga um assunto perdido na coluna de mobilidade e tirei força para entregar o desenho do dia. Tudo isso com uma febre. Mas eu fiz. Porque mesmo convalescente, você está em sã consciência de que as suas atitudes não vão prejudicar pessoas, empresas, governos. Pois bem, esse é o Twitter nessas últimas 24 horas.

O Twitter virou um barco à deriva depois que a tripulação em peso abandonou o barco. O capitão que se vire para dirigi-lo sozinho, se é que há um capitão para dirigir.

E bem, este é um pouco do que você vai ouvir no episódio 060 do Luneta Sonora, gravado hoje com este editor ainda convalescente. Mas a voz está em dia, hein? Dá o play porque o esforço valeu.

E talvez eu vá abrir mais um episódio nas próximas semanas, aos fatos que eu não citei no episódio e que podem ser tratados no #ContentTalks nesta segunda-feira: Os brasileiros descobriram uma rede social indiana com um nome bem sugestivo (Koo, tal qual o logo, um passarinho amarelo) e abriram contas em massa por lá, o que se explica pela similaridade da rede social com o Twitter e pela própria facilidade em se abrir uma conta por lá. Muita gente achou o Mastodon burocrático, prova de que uma rede social descentralizada como o Mastodon se propõe pode não colar.

Bem, o fio do próximo #ContentTalks está aberto. Agora vamos ver se teremos desdobramentos no próximo Luneta Sonora. Qualquer coisa, tem episódio novo sexta-feira que vem.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
  1. Luneta Sonora 134: E as minhas redes sociais, como estão?
  2. Luneta Sonora 133: Sorteio das cores da rodada 133 da #FolhaColorida
  3. Luneta Sonora 132: Que tal mais um pouquinho de bastidores?
  4. Luneta Sonora 131: É feriado, mas eu tenho que gravar
  5. Luneta Sonora 130: Mais uma semana trazendo novidades
  6. Luneta Sonora 129: Um episódio organizado no meio da desorganização

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.