Image

Lidando com o caos

Lidar com o caos te tornou mais forte para lidar com situações futuras?
,

Lidar com o caos te tornou mais forte para lidar com situações futuras?

Pergunta feita por este editor

Quantas vezes na minha vida eu não já lidei com o caos? Talvez seja uma das coisas que eu estou mais acostumado, afinal, é lidando com o caos que eu tento sair dele. Mesmo que a cada episódio de caos sempre pareça que essa seja a primeira vez que eu enfrente uma situação assim, por estar perdido sem saber o que fazer, o que eu procuro, dentro daquele momento que eu preciso me lembrar de pausar e relaxar, é de saber qual é a chave para resolver os problemas. Porque ela existe. Porque você sabe onde está a fechadura dessa porta. E precisa encontrar a chave para abrir essa porta e sair dessa. Só precisa, claro, deixar o raciocínio agir.

Por conta de todas as situações que eu já passei, eu aprendo com cada episódio de caos que acontece, e eu sei, não são poucas as situações de caos que acontecem comigo, e não são poucas as vezes que eu consigo lembrar de tudo o que eu passei nas situações anteriores para poder encontrar um meio de conseguir resolver o problema, e sair dessa situação caótica. E mesmo lidando com o caos, você de certa forma sente que não consegue sair dele. Mas mantém a calma. Pausa e relaxa. Raciocina, porque é preciso para resolver o problema com calma, e sem lidar com as tantas pressões que o caos traz por si só, afinal, quem está ao seu redor não faz a menor ideia do que você passa para resolver um problema.

Diante das situações que acontecem comigo, e diante de tantas situações caóticas que eu consegui tirar de letra, lidar com o caos me tornou mais forte para lidar com situações futuras, mas a cada vez que essas situações acontecem, é como se fosse a primeira vez. Mas nenhum episódio é igual ao outro. Lidando com o caos você muitas vezes se perde, mas ao mesmo tempo se encontra quando consegue deixar o raciocínio trabalhar, como bem disse anteriormente. É só não se desesperar. É só não entrar em pânico, afinal, é assim que a gente se perde e demora a se encontrar, e quando se dá conta, percebe que poderia ser fácil sair de uma situação caótica, mas o pânico não te deixou raciocinar direito.

Eu vou procurar me lembrar dos vários episódios de caos que eu passei sempre que acontecem coisas assim comigo. Afinal, é sobre o que você precisa fazer para evitar que você passe por tudo isso de novo, e nem digo sobre uma situação de caos propriamente dita, e sim sobre o que você precisa fazer para não se estressar e não se desesperar diante de uma situação de caos. Normal que essas coisas aconteçam, é da vida e a gente enfrenta algumas situações de caos de tempos em tempos. O que eu falo é sobre como a gente precisa lidar com o caos, sem os reflexos que eles trazem, de modo a sair dessa com calma.

De certo modo, lidar com o caos não deixa de ser um aprendizado. Das coisas que você poderia evitar. Das coisas que você não tem como evitar. Mas já que as situações aconteceram, por mais que você acredite que você sabe o que fazer e acredite que saiba como sair do caos, sempre há a impressão de que é uma coisa da qual você nunca passou, um sinal de que nem sempre se está preparado para novas situações como essa. Mas num instante passa, e a gente aprende. Tudo o que a gente quer é estar preparado para tudo, mas num instante, a gente parece esquecer de tudo isso, e quando tudo volta a acontecer, a gente meio que fica sem saber o que fazer. Mas quando a gente se lembra de tudo o que passou, encontra o caminho para sair dessa.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes

Clássicos da Luneta

Posts de anos anteriores para relembrar.
Pular para o conteúdo