Folia? Coloquei mais um site no ar

Se vocês me perguntarem o que é que eu fiz nesse Carnaval, eu respondo: um site. Mais um. O sexto.

Sim, amigos, já são seis sites integralmente montados por mim no ar. Não percam a conta: este blog aqui, o da 612 Comunicação, o Ônibus Paraibanos, o OCD Holding, o da Viaje Mais (em construção), e nesta semana, o UNIBUS RN se junta ao meu portfólio – respeitável – de WordPress.

E olha que eu nem contei o layout que montei pro Bessa Beach Hotel, nem muito menos três sites de teste que tenho no computador. Muito menos ainda um site já montado que está no meu computador, mas que ainda não coloquei no ar.

Os seis sites estão em três estados: Paraíba, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. Mas vamos falar do mais recente deles, o UNIBUS RN, de uma maneira mais descolada e menos protocolar do que no texto que fiz lá no site da 612 Comunicação, compreendendo que posso acompanhar melhor a maneira de comunicar de cada público.

Para entender o que eu fiz, continue lendo este post. E se você acha que é mole ter feito isso, espere até saber que o planejamento todo durou um ano para que esse site fosse colocado no servidor com tudo direitinho em menos de 48 horas, muitos ajustes, poucas horas de sono e muita garra.

Bloco na rua – ou site no ar

O site entrou no ar de fato no domingo, mas precisava ser preparado para que tudo ficasse pronto. Ok, nem tudo está. Aprendam uma coisa: site de informação como o UNIBUS RN ou o Ônibus Paraibanos nunca está pronto: você se ajusta à maneira que as pessoas se informam. Se em 2008 quando eu criei o blog eu escrevia para pessoas que liam em computadores, hoje a realidade é outra.

Anúncio de lançamento do novo site do UNIBUS RN, mostrando o site em três telas; computador, tablet, celular, as frases "O seu UNIBUS RN de sempre. Novo e mais perto de você", "Acesse unibusrn.com" e o logotipo do UNIBUS RN. Fim da descrição.
Anúncio de lançamento do novo site do UNIBUS RN.

Afora que o site precisava estar próximo do que o modelo do Blogger – também desenvolvido para acompanhar essas tendências, mas estava numa plataforma extremamente limitada. O resultado foi algo muito mais completo do que o Blogger um dia já foi. E estou usando uma plataforma que me permite essas flexibilidades e não só uma plataforma para eu escrever.

Afinal, dentro desse site, não estão só as matérias. Precisa ter a facilidade de compartilhar, de procurar o acervo, de permitir interação, enfim, de ser uma mão na roda para o leitor, que recebe um site mais rápido e mais intuitivo, e para o editor, que tem muitas possibilidades para distribuir o seu conteúdo. E isso é bom!

Treinamento em Gutenberg

Os editores do UNIBUS RN estão recebendo treinamento para utilização do editor Gutenberg – o editor de blocos do WordPress – e que eu já tinha treinado antes do lançamento do mesmo no core – núcleo – do WordPress. Como os editores não tinham muita intimidade com a plataforma, é com o Gutenberg que eles se deparam com um editor de texto. De cara se acostumaram.

Isso inspira também para aperfeiçoar o treinamento e quebrar possíveis resistências com mais facilidade, visto que nem todo mundo se acostumou com o formato de blocos do editor. Eu mesmo gostei muito. E ainda permite fazer coisas que eles já faziam – só que na base da gambiarra – com o Blogger. Com o tempo vão se acostumando. E nem vão sentir saudade.

Acompanhar a familiarização dos editores é muito bom porque conforme os projetos dos sites crescem, eles sentem essa necessidade de dar um passo acima, de ir mais além, de fazer com que aquilo suba de patamar. Afinal, WordPress é a plataforma usada por 35% dos sites da Internet, e grande parte dos sites de notícias do planeta foi construída sobre ela.

E o visual do site?

O visual do site é apenas um detalhe em meio ao conjunto de mudanças que o UNIBUS RN passou. Só mantive o visual em grade e ajustei um monte de coisas que precisavam ser ajustadas. Vamos ao panorama visual abaixo, onde você tem uma visão geral do site todo.

Panorama visual do site do UNIBUS RN, em captura de página inteira. Fim da descrição.
Panorama visual do site do UNIBUS RN

O tema me deu a possibilidade de aumentar os espaços de matérias, com as principais categorias, e ainda permitir uma monetização do site com 12 espaços reservados para propagandas, que podem ser alternados entre espaços diretos ou Google AdSense – além da possibilidade de abrir formato in-feed dentro do texto dos posts. Espaços para links de mídias sociais também foram determinados com espaços dobrados, em cima e abaixo da página.

E é claro que o site não poderia deixar de se adaptar a todas as telas, não é? Eis o mesmo site adaptado a todas elas.

Responsividade às telas é tudo, meus amigos. E é essencial porque o leitor onde quer que esteja, se atualiza pelo site. Como disse anteriormente, o panorama do leitor mudou com o celular – no post anterior até tinha dito sobre como os aplicativos estão suplementando os softwares profissionais no compartilhamento de mídias, e como isso mudou o modo de trabalho. E de como era necessário se reinventar.

O site vai passando pelos seus ajustes, mas está no ar. É fundamental que o Google saiba, afinal, tem SEO para isso – e plugin de SEO é uma mão na roda, quem tem WordPress jamais deve prescindir de um.

Esse foi o meu Carnaval, colocando o bloco na rua, ou melhor, um site no ar. Minha folia foi assim, e sério, me diverti muito. Quis assim. E espero mais.