365 dias e 6 horas, aproveitando o que sobra

Já parou para pensar que um dia como esse só vai se repetir daqui a 4 anos? Isso mesmo. Hoje é 29 de fevereiro.

2020 é um ano bissexto. 366 dias. Olimpíadas e eleições municipais acontecem em anos bissextos. E o que são exatamente anos bissextos?

A Terra dá uma volta em torno de si mesma em 24 horas. Esse é um dia. E por isso temos dias e noites. Enquanto isso, ele dá uma volta em torno do Sol em 365 dias e 6 horas. Temos um ano. Mas um ano não dura 365 dias e 6 horas, só 365 dias.

E o que eu faço com essas 6 horas que restam?

A cada 4 anos, a Terra já terá dado 4 voltas, cada uma de 365 dias e 6 horas. Aí você tira as 6 horas de cada ano. 6 vezes 4 dá 24 horas, que é um dia. E eu acrescento esse dia a cada quatro voltas. A cada quatro anos.

E coloco esse dia a mais em Fevereiro, mês que tem menos dias em um ano. De 28 passo para 29.

Desse modo, estamos aproveitando o que sobra dessas voltas. As voltas que o mundo dá são exatas, mas passam de um ano, só se completam seis horas depois da meia-noite do réveillon.

Parabéns para você que nasceu hoje, mas comemora aniversário a cada quatro anos. Aproveite as voltas que o mundo dá, e na falta do dia 29 de fevereiro nos próximos três anos, comemore a cada madrugada do réveillon.

Porque no réveillon? Porque é nesse momento que a Terra completa sua volta em torno do Sol. Precisa de seis horas. Que só viram um dia a mais a cada quatro anos.

Um dia como hoje.

E estamos aproveitando as seis horas que sobraram dos últimos três anos em que não teve um dia como hoje.

Um dia único. Como todo dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entendendo os algoritmos do Instagram WhatsApp não irá limitar quem não aceitar nova política de privacidade Truques para ativar a função de pagamentos do WhatsApp Como exibir o número de curtidas no seu Instagram WhatsApp libera função de acelerar áudios Storytelling da Luneta Novos recursos de áudio do Facebook E se eu não aceitar os novos termos de uso do WhatsApp? Visualizando o número de curtidas no Instagram Pagamentos pelo WhatsApp: aprenda como configurar Função de pagamentos do WhatsApp é liberada Recursos da integração do Instagram com o Messenger