365 dias e 6 horas, aproveitando o que sobra

Já parou para pensar que um dia como esse só vai se repetir daqui a 4 anos? Isso mesmo. Hoje é 29 de fevereiro.

2020 é um ano bissexto. 366 dias. Olimpíadas e eleições municipais acontecem em anos bissextos. E o que são exatamente anos bissextos?

A Terra dá uma volta em torno de si mesma em 24 horas. Esse é um dia. E por isso temos dias e noites. Enquanto isso, ele dá uma volta em torno do Sol em 365 dias e 6 horas. Temos um ano. Mas um ano não dura 365 dias e 6 horas, só 365 dias.

E o que eu faço com essas 6 horas que restam?

A cada 4 anos, a Terra já terá dado 4 voltas, cada uma de 365 dias e 6 horas. Aí você tira as 6 horas de cada ano. 6 vezes 4 dá 24 horas, que é um dia. E eu acrescento esse dia a cada quatro voltas. A cada quatro anos.

E coloco esse dia a mais em Fevereiro, mês que tem menos dias em um ano. De 28 passo para 29.

Desse modo, estamos aproveitando o que sobra dessas voltas. As voltas que o mundo dá são exatas, mas passam de um ano, só se completam seis horas depois da meia-noite do réveillon.

Parabéns para você que nasceu hoje, mas comemora aniversário a cada quatro anos. Aproveite as voltas que o mundo dá, e na falta do dia 29 de fevereiro nos próximos três anos, comemore a cada madrugada do réveillon.

Porque no réveillon? Porque é nesse momento que a Terra completa sua volta em torno do Sol. Precisa de seis horas. Que só viram um dia a mais a cada quatro anos.

Um dia como hoje.

E estamos aproveitando as seis horas que sobraram dos últimos três anos em que não teve um dia como hoje.

Um dia único. Como todo dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.