FÉRIAS E FERIADOS

Chegou mais um feriado, o de Corpus Christi. Como todo feriado que cai numa quinta-feira, é lógico que muita gente vai emendar a sexta-feira.
Porém, para o comércio, não há feriado. É um dia normal de trabalho. E não é para menos: o dia de amanhã é o tão falado Dia dos Namorados (que para mim, que sou solteiro, ainda não entrou no meu calendário). E é claro que isso aquece as vendas do comércio, ainda mais quando sempre há aqueles que sempre deixam para comprar de última hora, outra mania de brasileiro. É assim no Dia dos Namorados, dos Pais, das Mães, no Natal…
Se algum dia cai numa terça ou quinta, sempre é comum das repartições públicas decretar ponto facultativo na segunda ou sexta antes ou depois do feriado respectivamente. Logo, na semana que vem, as escolas públicas de estado e município estarão de férias. Aqui em João Pessoa, as férias não são bem de julho. O chamado Recesso Junino dura apenas quinze dias, e as aulas serão retomadas provavelmente no dia 6 de julho.
E o São João está mesmo chegando. A primeira das três festas juninas (destaquei o São João porque é a principal das três festas juninas) é amanhã e sábado é a Véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Tudo começou lá em Portugal, no século XI, onde Antônio de Pádua (ou de Lisboa como chamam os portugueses) era conhecido como um excelente conciliador de casais, o que conta a lenda. Ele nasceu em 1191 ou 1195 e morreu em 13 de junho de 1231 (o que explica porque 13 de junho é o dia de Santo Antônio). Ele foi canonizado (reconhecido como santo) um ano depois.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.