DUAS VOLTAS NAS NOVAS LINHAS DO MANGABEIRA SHOPPING

Morando no Rangel, de vez em quando sempre gostava de fazer aquelas voltas entre Valentina e Mangabeira, mesmo estando um pouco distante de ambos os bairros. Foi nessa pegada que resolvi me lançar a um desafio hoje, o de conhecer as duas novas linhas interbairro da cidade. Justamente ligando Mangabeira e Valentina.

Como costumo dizer, certas coisas precisam de ousadia e até mesmo um toque de loucura para serem feitas. Foi o que eu fiz hoje em mais uma cobertura do Blog Josivandro Avelar. Este editor deu duas voltas nas novas linhas 9901 e 9902, que ligam o Mangabeira Shopping ao Valentina e começaram a circular hoje.

Sim, duas voltas, pois andei em cada uma das linhas. O mais incrível foi ter gasto só duas passagens – como moro no Rangel, precisei logicamente pegar outro ônibus para chegar até o Mangabeira Shopping, local de partida das linhas – fora uma boa caminhada a pé pelo estacionamento. Só que comecei de trás pra frente; a primeira linha que andei foi a 9902, e foi nesse carro aqui:

Carro da linha 9902-Mangabeira/Valentina.
Carro da linha 9902-Mangabeira/Valentina. Foi nesse aqui que dei a volta em 360 graus para conhecer a nova linha.

E este é o trajeto da linha.

O ônibus 9902 sai do Mangabeira Shopping e vai primeiro pela Avenida Comerciante Alfredo Ferreira da Rocha, conhecida como Mangabeira por Dentro, contornando o Valentina e voltando pela Josefa Taveira, rua essa que já tem as faixas exclusivas para ônibus pintadas – se isso vai dar certo é outra história, estou falando de outra coisa. Essa linha, como você viu na foto acima, é operada pela Transnacional e vai usar dois ônibus com frequência de 15 minutos. Como hoje é domingo, só empregaram um ônibus.

Vamos ao trajeto. A primeira surpresa minha foi o meu cartão de passagem ter integrado – tinha vindo no ônibus 2303, rodando o Centro e a Pedro II toda pra chegar ao Mangabeira Shopping, novamente outra história – e poucos passageiros, alguns nem conheciam a nova linha, utilizando o ônibus. O motorista estava na sua sétima e última viagem do dia na linha. Em Mangabeira por Dentro – que até ontem não tinha linha pro Valentina – o ônibus rodou vazio até finalmente achar passageiro no Valentina. Vazio não, eu era o único passageiro mesmo.

2016-05-01 15.59.21-1

No Valentina a linha já mostra pra que veio. Primeiro, o passageiro não precisará atravessar a rua pra pegar um ônibus se necessário, e segundo, já toma passageiros do 5305, que é uma linha intermunicipal, sai do Conde, ou melhor, de Jacumã. Pelo menos uns cinco passageiros de início, mas lembrando que a própria linha já estava no início. Carregou bem em Mangabeira, nesse caso, já na Josefa Taveira.

Outra novidade dessa linha são alguns de seus itinerários. Tem rua em Mangabeira que ele passava onde até então não passava ônibus, caso da Anísio de Azevedo Lima – que fica na esquina de um posto de gasolina -, em Mangabeira, e Francisco Barbosa Sobrinho – esquina com a Praça Félix Cahino -, no Valentina. As linhas fazem o contorno do itinerário subindo a Flodoaldo Peixoto. As linhas não passam na Integração do Valentina.

Agradecendo ao motorista pela viagem, esperei mais um pouco para pegar a outra linha, a de número 9901. Peguei esse carro aqui:

O ônibus da linha 9901-Valentina/Mangabeira.
O ônibus da linha 9901-Valentina/Mangabeira. Nele dei outra volta de 360 graus para conhecer essa linha.

Para a sua curiosidade e sua informação, também tenho o mapa da linha do carro acima, que faz este trajeto aqui:

Como vocês podem ver, nenhum dos ônibus possui a identificação do Mangabeira Shopping nos vidros, apenas Valentina/Mangabeira e vice-versa nos letreiros. Por isso nada mais natural que os motoristas “chamarem” os passageiros pelos roteiros que as linhas fazem a cada parada, fora que eles sempre tem que informar os passageiros que iam pegando as linhas.

O carro da linha 9901 foi pego numa tarde bem chuvosa, mas com um itinerário que estava acostumado a fazer das rodas da época da Setusa na infância, o clássico Mangabeira-Valentina. Melhor ainda quando se pego vago. Era domingo e primeiro dia de linha, tudo normal nessa ocasião.

A linha 9901 saiu bem movimentada, inclusive. E isso porque hoje é domingo, imagine amanhã, dia útil. Nela encontrei ainda passageiros que moram nas proximidades e elogiaram a iniciativa.

2016-05-01 14.47.34-1

As duas linhas foram criadas justamente atendendo a solicitações da comunidade do Valentina, que é famosa pelos problemas que enfrenta com os ônibus, dada a distância que varia de 10 a 15 quilômetros do Centro da cidade. Essas linhas são da modalidade interbairro ou circular integracional, visto que não vão até o Centro da cidade e atendem uma finalidade específica, a de conectar melhor Valentina e Mangabeira e até mesmo ajudar a desafogar outras linhas que passam em outros bairros, como as linhas circulares 1500-5100-2300-3200.

As linhas atendem a Principal do Valentina. Para os loteamentos que o circundam, já está sendo negociada uma solução que pode passar pela extensão da já existente I008-Muçu Magro/Nova Mangabeira, linha essa que cobre quase todos os loteamentos que circundam o Valentina. Mas quando essa solução definitiva sair, irei comunicar.

Gostaria de agradecer aos motoristas dos ônibus, que foram atenciosos comigo e com os passageiros. Desejo uma boa sorte nos novos desafios e um bom trabalho.

2016-05-01 15.42.40-1

E fica aqui o meu puxão de orelhas em quem deveria representar o bairro onde moro há quase 28 anos. Como não se mexem, vão continuar vendo um 2307 que poderia parar de frente no sentido Rangel pegar o girador lá longe. Ou até mesmo arrudeie se quiser sair de lá pro Mangabeira Shopping. Mais fácil ir pro Manaíra saindo do Rangel, acreditem.

E eu, Josivandro Avelar, sigo observando tudo o que acontece por aí, sob a ótica e a curiosidade de quem gostaria de contar uma boa história sobre o que acontece na cidade. Ainda tenho outras histórias que trouxe de lá para cá.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *