Disqus: o site como comunidade

Quando eu migrei o blog para WordPress, uma das necessidades foi a de melhorar a seção de comentários. Ainda assim, um sistema simplificado de nome e e-mail era um gerador pesado de spam. O melhor de tudo é que nenhum desses spams entra no ar, mas o necessário é que, além de fazer com que os spammers passem longe de vez, o que queria era aumentar as possibilidades de autenticação de comentários, criação de comunidades, e o principal: derrubar toda e qualquer possibilidade de fakes.

Sim, amigos: transformei cada site desenvolvido em uma comunidade, e troquei os sistemas de comentários deste site, do #site612, do Ônibus Paraibanos e do OCD Holding para o Disqus. Sei que vocês já conhecem essa ferramenta há muito tempo e até devem pensar: como você não pensou nisso antes?

A nova caixa de comentários

A partir de agora, para se comentar em cada site, você pode criar uma conta no Disqus, ou mais fácil; entrar com a sua conta do Facebook, do Twitter ou do Google. Todo mundo tem pelo menos uma conta dessas três. Além disso, ainda é possível uma reação simples em cada página, como nas reações do Facebook. O esquema de comentários é assim – isto é um print:

Print de uma caixa de comentários do Disqus, semelhante as incorporadas abaixo de cada post do Blog Josivandro Avelar. Fim da descrição.

Como você pode ver, a caixa de comentários tem botões formatáveis: você pode usar negrito, itálico, sublinhar, sobrescrever e também enviar link – desde que não de propaganda. Além disso, você ainda pode ocultar alguma frase dos demais leitores (esse olho riscado é para isso), além de tags HTML e citação. E você pode postar GIFs e imagens também.

Além disso, você pode marcar e responder diretamente as pessoas, criando assim uma conversa dentro do site. É tanto que esse tipo de ferramenta é chamada de plataforma de discussão. Cada post se torna um debate, uma tribuna, com discussões organizadas e moderação qualificada.

Para um site como o Ônibus Paraibanos, ferramentas como essa podem ajudar até mesmo a pautar o site, uma vez que o leitor pode enviar imagens produzidas por si com os créditos preservados, uma atitude que é estimulada também na caixa de contato.

Essas melhorias permitem que os sites tenham discussões mais produtivas e qualificadas, além das respostas diretas e da possibilidade de melhoria de integração com o público.

Você pode demonstrar sua satisfação em cada post. Com mais do que palavras.

Compartilhe este post