CURIOSIDADES SOBRE A CEASA

O que necessariamente vem a ser Ceasa?

Pegando o gancho da matéria anterior, que falava sobre um protesto promovido por comerciantes do local, eis que apresentamos algumas curiosidades sobre o significado do nome e a importância que o Ceasa tem para o desenvolvimento da economia dos bairros, uma vez que todas as feiras-livres e mercados públicos recebem produtos que são produzidos em váriaas regiões do estado, mas que passam na Ceasa, em sua grande maioria.

Pois bem, Ceasa é uma sigla que significa Central de Abastecimento Sociedade Anônima. Portanto, o artigo correto para ser usado nessa sigla é a Ceasa, e não o Ceasa. Define um espaço público onde se concentram armazéns de distribuição de frutas, verduras e outros produtos de origem vegetal, e de lá são distribuídos para os mercados e feiras-livres da cidade e região metropolitana.

O conceito de Ceasa surgiu na década de 1960, quando houve um grande estrangulamento do sistema de vendas de hortifrutigranjeiros no país. Foi a época em que a maioria dessas centrais foram construídas Brasil afora, com a ajuda de organismos internacionais como a FAO (Órgão das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação). Os projetos foram baseados em experiências de planejamento e distribuição de produtos hortifrutigranjeiros que deram certo em outros países.

A sigla Empasa significa Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas. É um órgão do Governo do Estado que fica responsável pela administração da Ceasa. A Empasa existe desde 1991 como órgão do Governo, mas a Ceasa é bem mais antiga.

O nome Ceasa em João Pessoa define também a linha de ônibus mais antiga do bairro, a linha 201, da Transnacional. Mas não passa lá. A única entrada do Ceasa fica na Rua Ranieri Mazilli, que não fica na rota do coletivo. O mais próximo do Ceasa de onde a linha passa é da rua de trás, num pedaço de muro. O ponto final da linha fica a três quilômetros dali, no Shopping Sul, nos Bancários.

Ou seja, a Ceasa tem histórias para contar. Especificamos a pessoense, mas há Centrais de Abastecimento em outras cidades-pólo da Paraíba. Um organismo de importância inquestionável no desenvolvimento econômico de qualquer cidade.

Compartilhe este post