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#ContentTalks: o que você espera mesmo?

O que você espera de um produto ou serviço que não se relaciona com você como deveria? Você reclama, mas pode estabelecer uma ponte.

Reclamar, ah essa arte milenar. Nós reclamamos de tudo o tempo todo, mas no calor do momento a gente esquece do básico: a gente não sugere melhoras. Não sai da zona de conforto. Só de sair dela você reclama. No fim, o que você espera mesmo?

Para qualquer relação de consumo ou serviço, a gente reclama quando está insatisfeito, mas nos esquecemos que temos um poder: o de apresentar melhorias e sugestões para aquele produto ou serviço. “Mas ah, ninguém nunca vai me ouvir”. Tá aí o problema. Nós não confiamos em nós mesmos, como cobrar uma relação de confiança?

Sugerir é dar a sua cara para algo que precisa ser pensado para você. E é em qualquer lugar. Porque a participação das pessoas não pode se resumir apenas em reclamar, porque você praticamente endossa o que tá errado e não serve mais, para no fim andarmos em círculos e no fim… Reclamar.

Feedback é tudo

É lógico que não estou dizendo que você não deve reclamar das coisas, nada disso, longe de mim. Apenas te digo sobre saber reclamar e ter uma certa base para isso. Daí a gente tem exemplos que vão do transporte até o WhatsApp, olha aí toda a história do WhatsApp Web, e muito disso se dá por falta desse feedback.

E muitas vezes é um feedback falho que provoca reclamações. De uma comunicação ineficiente muitas vezes, surgem os ruídos. Quanto mais você trouxer o cliente para próximo de seu produto ou serviço, mais ele vai conhecer, mais ele vai entender, vai participar.

É trazer para perto de você que facilita esse entendimento. Por isso é tão necessário ouvir, responder, conversar. Reclamação só acontece porque não existe feedback, simples! Afinal, o que você espera de alguma coisa que você usa, consome, se relaciona, se o outro lado não consegue se relacionar com você?

Construa pontes, e você terá clientes, que se tornam seguidores, no fim se tornam fãs, e um bom relacionamento em sintonia ajuda a construir produtos e serviços melhores.

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