Image

Azul da cor do céu, azul da cor do mar

Por que a cor principal do site é azul? Conte também sobre a evolução das paletas de cores da marca.
,

Por que a cor principal do site é azul? Conte também sobre a evolução das paletas de cores da marca.

Pergunta feita por este editor

A cor azul é frequentemente usada na publicidade por transmitir leveza, estabilidade, produtividade, entre outras coisas que só a psicologia das cores explica, e isso me faz lembrar que a única vez que eu apresentei um artigo na faculdade foi justamente sobre psicologia das cores. O azul tem toda uma aura que explica porque é a cor deste site há 15 anos, sempre variando os tons conforme o momento, se bem que a paleta atual é adotada desde o início de 2020, antes da pandemia, baseada na paleta de cores da 612 Comunicação adotada um ano antes. É que eu demorei um pouquinho para adotar para cá.

Nesses 15 anos de site, já adotei várias paletas de cores. Lá no início do site, cheguei a usar por uns dois dias um template que tinha a cor laranja, depois fui evoluindo para o azul completo. Ele já teve tons de azul marinho, um pouco mais escuro, foram tantos tons mais escuros que eu adotei que tinha por justificativa destacar a cor em relação ao branco que eu sempre costumo usar por aqui. Teve até um template que usei que foi menos branco, que foi justamente o primeiro da era WordPress. Mas depois ele voltou com força total até que eu encontrasse uma marca estável, como tem sido Luneta III, o atual tema do site, e suas variações.

Dentro da atual paleta de cores, usei um azul mais fechado. Depois eu fui clareando dentro dessa paleta de cinco cores azuis, que adotei no manual da marca para poder usar cada cor em suas diferentes nuances, dentro daquilo que considero a melhor ocasião para usar. E neste momento, quis usar esse tom mais claro e destacar com o azul mais escuro aquilo que eu quero destacar melhor, tipo o rodapé. No Luneta Sonora, mantive o tom de azul mais escuro que eu já tinha usado aqui no site há tempos atrás, até lembrando que eu emprego a minha marca e a paleta de cores nos meus projetos de diferentes maneiras, com a condição de que se mantenham em sinergia.

E é essa sinergia que mantém as marcas conectadas uma com a outra, e eu entendo que a identidade consegue de certo modo transmitir essa sensação para as pessoas, sem abrir mão da cor azul, que sempre foi a minha cor preferida e a cor com a qual mais me identifico, justamente por me passar a sensação de calma para mim e criatividade para as outras pessoas. Sempre dei um jeito de usar a cor azul em vários dos meus projetos, e de certo modo, é uma das coisas que me identificam. E é justamente porque o azul pode se traduzir em várias nuances que eu escolhi as minhas nuances para serem representadas aqui e ajudarem na identificação dos meus projetos.

Sabe as artes de topo dos posts desta semana, que eu conto sobre a história e a evolução da marca? Usam os cinco tons de azul que eu adotei para a marca da 612 Comunicação, as quais foram herdadas pelo site e pelo Luneta Sonora. Tons de azul que fazem companhia com o branco. Porque nada pode representar mais a história e evolução da minha marca do que os tons que me acompanham, me identificam, e de certo modo, são como as cores de um time, de um país, como a bandeira e o escudo, a bandeira e o brasão. Porque todos nós temos as cores que nos representam, os tons que nos representam, e essas são as minhas cores e os meus tons, azul da cor do céu, azul da cor do mar.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.