CANDARA SIZE 11

Comic Sans é uma fonte de letras feita para tudo, menos para o dia-a-dia. Para conversas de MSN é até perdoável, mas para documentos sérios e outras coisas, essa fonte definitivamente não combina. O que começou como uma fonte usada para obras infantis logo foi começando a ser usada para tudo o que é finalidade, até mesmo em cartazes que não são nada infantis.

E é justamente para o melhor uso dessa fonte, ou para pelo menos evitá-la ao máximo, o que propõe uma página criada justamente para, digamos, promover o uso responsável dessa fonte “alegre”, mas nem sempre adequada para certas ocasiões.

A página é http://www.comicsanscriminal.com/, tudo bem que está em inglês, mas é perfeitamente compreensível o propósito do manifesto. Porque Comic Sans toda hora e em vários lugares, não dá. Tanto é que é a fonte de letras mais odiada pelos designers. Tanto é que, no final da página, aparece uma espécie de “declaração”, onde o usuário se compromete a usar de forma responsável a tal da Comic Sans.

Existem tantas fontes incompreendidas e sérias no seu Word. E uma delas é a Candara, fonte oficial de todos os meus documentos, desde os do blog até letra de MSN, passando pelas artes gráficas até a letrinha do cabeçalho do blog, até essa letra que você lê neste e em quase todos os textos do blog.

A fonte Candara é a minha identidade gráfica e virtual e eu não hei de mudar de fonte tão cedo. Como a uso desde 2008, desde antes de o computador ter internet conectada, fui mexendo nas fontes e descobri essa. Depois comecei a aplicar nas mais diversas possibilidades, e a primeira delas foi quando criei o meu MSN. Desde que eu tenho MSN eu nunca troquei de fonte. E nunca usei nem vou usar Comic Sans. Sempre usei Candara.

Mas… Nem sempre foi assim, assumo que sim, já usei essa fonte incompreendida algumas vezes, como você pode ver nesse cartaz do início do blog, eu disse início do blog, quando ele ainda se chamava Diário do Josi:

Cartaz de 2008, da época do Diário do Josi.

A mensagem de Ano Novo de 2008/2009 não fugiu das minhas artes leigas. Esse cartão foi criado no Paint (as atuais artes gráficas do blog usam Corel Draw):

Cartão de Ano Novo de 2008/2009. Repare na fonte.

Mas depois, em 2009/2010, consertamos o problema e usamos Candara:

O cartão de Ano Novo de 2009/2010, já com a fonte Candara.

É errando que se aprende, caros colegas. Depois de dar umas ensaiadas no Corel Draw do computador, a qualidade das artes gráficas do blog saltou de qualidade. Fontes mais modernas passaram a ser usadas nas artes contratadas (como o caso dos logotipos dos blogs Ônibusgrafia e Grupo Paraíba Ônibus, nas quais usei a fonte Cantarell) e a fonte Candara, mais explorada nas artes do próprio blog, uma vez que essa fonte é a minha “marca registrada na Internet. Ou melhor, em tudo o que eu fizer em um computador e queira escrever.

No dia 24 de abril de 2009, a instalação do Windows Live Writer possibilitou que todas as postagens desde esse mês em diante usassem a fonte Candara, como era uma aspiração antiga minha desde que criei o blog. A primeira postagem a usar a fonte foi Surpresa!.

No quesito de “fontes alegres”, mas também artísticas e profissionais nesse contexto, uma recomendação interessante é a fonte Burst My Bubble, a fonte que escreve o nome “Menina dos Sonhos”, a empresa fictícia de transporte criada para fazer desenhos e miniaturas de ônibus, como você pode ver no exemplo abaixo, onde as cores e a fonte ajudaram na “logotipização” do nome:

meninadossonhos

Aos poucos vamos evoluindo no quesito “artes gráficas”, e um pouco dessa evolução está no blog de desenhos. Com a faculdade de Publicidade e Propaganda, e a evolução mais o know-how que ela vem trazendo, as artes gráficas de Josivandro Avelar caminham para a terceira geração:

1ª geração: Paint e fontes comuns;

2ª geração: Paint, Corel Draw e fontes mais elaboradas;

3ª geração: Corel Draw e outros programas de edição de imagens e fotografias, com fontes cada vez mais elaboradas;

E foi na primeira geração de artes gráficas, das quais fazem parte a primeira e segunda figuras acima, que a fonte Comic Sans se fez presente. Da segunda geração de artes gráficas em diante, a fonte Comic Sans perdeu espaço nas minhas preferências. Até em convites de aniversário infantil, onde o uso da famosa fonte é muito comum, é preferível usar outras alternativas de fontes mais alegres, como no caso da Burst My Bubble acima citada.

Quem nunca usou Comic Sans alguma vez, que atire a primeira pedra. Eu até me arrisquei a usar, como vocês viram, mas vi que realmente, não dá.

Porque sempre há alguma alternativa nesse mundo de fontes True Type. E eu achei a minha: Candara.

1 comentário em “CANDARA SIZE 11”

  1. Hahahahahahaha, Comic Sans MS é a fonte hehehe. Tenho um amigo na escola que só imprime os trabalhos da escola nessa fonte; não vou negar que também faço isso, mas ultimamente tenho imprimido textos usando a fonte “Microsoft Sans Serif” 😀

    Já pelo FlogMe estou usando a mais famosa: Arial. E nos links uso Verdana, que lembra bastante Arial. E para logos, comecei a procurar fontes aleatórias na internet, e saio achando umas legais, como Nailed, Nash, Pali Regular…

    Aahhh, e esse seu primeiro banner… minha nossa, vejo que melhorou bastante, porque aquele primeiro… kkkkkkkkkkk’, as cores “estão super combinadas” =D

    Bela matéria, fera
    até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como aceitar o convite de posts colaborativos no Instagram Como publicar posts colaborativos no Instagram Posts no Instagram no computador para todos A nova home do Blog Josivandro Avelar Novidade no Close Friends do Instagram