Image

CAMINHANDO NAS NUVENS

Cloud Computing: parece algo impossível no fantástico mundo da informática para quem nunca ouviu falar nesta palavra antes. Talvez você […]
, , , , , , , ,

Cloud Computing: parece algo impossível no fantástico mundo da informática para quem nunca ouviu falar nesta palavra antes. Talvez você não saiba, mas está nas nuvens.

Sim, mesmo você não sabendo o que é computação em nuvem (tradução em inglês do que é Cloud Computing), você de alguma forma já utilizou. Sabe o que é ter uma funcionalidade de um software sem você precisar instalá-lo, apenas utilizando os serviços disponibilizados pela web? Pois bem, isso é Cloud Computing.

cloud computing

Cloud Computing não é só uma mera tendência nem tampouco algo que não esteja ao alcance das pessoas; muito pelo contrário: ela existe, ela é realidade, ela facilita a vida das pessoas. Elas economizam dinheiro e espaço no disco rígido de seus computadores. Tudo aquilo que você poderia instalar no seu computador você encontra aí. Na web e em diferentes modos de compartilhar: seja com a sua família e amigos, seja com o mundo. A nuvem proporciona a possibilidade de compartilhamento e interatividade. Você pode criar um documento e permitir que outra pessoa edite. Você pode obter respostas rápidas para soluções até então complicadas. Você pode até tornar o que parece difícil se parecer a coisa mais fácil.

Se isso ainda parece complicado para você, vamos utilizar exemplos de computação em nuvem que já estão em sua volta. E que são fundamentais até para a existência da página que você lê agora.

Vamos usar o ambiente desta página para citar alguns exemplos básicos da computação em nuvem. O próprio blog onde você lê este texto tem a sua existência possível graças a ele. Posso não ter um computador superpoderoso ou meia dúzia de programas para colocar uma página no ar, mas no Blogger você cria a página, os conteúdos, e customiza o layout da página, tudo isso feito em qualquer lugar, em qualquer computador. Toda essa informação e coordenação de informações não estão armazenadas no meu computador; está tudo lá no Google. Independente do que acontecesse com o computador, o blog está lá, no ar.

O Google Docs da conta do meu blog armazena textos, apresentações, planilhas, documentos em geral. Documentos esses que ficaram tranquilos enquanto os meus arquivos de computador físico ficavam armazenados em pendrives que eu tinha o trabalho de transportar de computador em computador e que ficavam sujeitos a pegarem vírus (o que não aconteceu). Se eu não tivesse salvado esses arquivos em pendrives, eu teria perdido-os no computador que havia queimado. Os arquivos do Google Docs podem ser acessados e modificados de qualquer computador. Enfim, seu computador pode dar problemas, mas salvos no Google Docs, você terá a certeza da tranquilidade de que deixou seus arquivos ali, seguros, prontos para outra e para serem vistos pelas pessoas que você deseja que sejam vistos sem precisar enviar um e-mail ou transferir arquivos via pendrive ou CD para o computador dos seus colegas.

E o seu e-mail? Acho que vou encontrar poucas pessoas que acessam seus e-mails a partir de softwares instalados no próprio computador. Você certamente vai acessar no Gmail, no Hotmail (atual Outlook). Aliás, falando no detalhe entre parênteses, a própria Microsoft parece ter percebido essa tendência, tanto que está aplicando melhorias no seu serviço de webmail e aos poucos transforma o Hotmail no Outlook. Esse é o nome de um software da Microsoft usado para ler e escrever e-mails. Enfim, detalhes recentes a parte, percebe-se que as pessoas em uma grande quantidade leem e escrevem e-mails nos serviços de webmail. Aquelas mensagens todas não ocupam o seu disco rígido; estão nos servidores dos provedores de acesso que, à medida que investem na ampliação das redes e de serviços, aumentam o espaço de armazenagem das caixas de entrada aos usuários.

apresentação do google docs

As fotos que são publicadas aqui são armazenadas num serviço de hospedagem de imagens chamado Picasa. Lá estão as mais de 1500 imagens que já foram publicadas aqui. Se eu precisar utilizar a imagem novamente, eu procuro nesse banco de imagens a imagem desejada ao invés de subir a fotografia novamente. Além disso, posso editar as imagens e aplicar as melhorias no site mesmo. Sabem os créditos de imagem que coloquei nas fotos na fase do improviso, onde coloquei o meu nome nas fotografias? Fiz isso no editor de imagens do Picnik, um serviço web que está integrado ao Picasa. Melhorias de brilho e contraste foram aplicadas de lá mesmo, sem precisar instalar nada.

edição de imagem

É possível também encontrar páginas com programas online para serem usados gratuitamente, e principalmente, sem precisar se dar ao trabalho de levar horas para instalar. Uma vez fui apresentado a um editor de imagens online com funcionalidades idênticas ao Photoshop. Quebrou um galho, até porque não estou com o programa instalado desde a formatação do primeiro computador.

Enfim, a computação em nuvem é uma extensão do seu próprio computador em qualquer computador e que torna possível que você possa fazer meio mundo de coisas em todos os lugares, mesmo que você não tenha o seu computador por perto (e eu sei o que é isso). E pode até acessar de um tablet ou smartphone se quiser. Está tudo ao alcance de um clique.

Você está nas nuvens. Acessando seus e-mails, compartilhando fotos nas redes sociais, editando uma imagem online. É criar novas possibilidades de comunicação e interatividade. É abrir novos horizontes e novos caminhos para uma comunicação mais interativa e democrática.

Onde todos podem caminhar nas nuvens.


Se você quiser saber mais sobre o assunto, você pode encontrar nas referências que usei para construir o texto:

A primeira imagem foi resultado de pesquisa do Google Imagens; a segunda e a terceira, capturas realizadas por mim mesmo das páginas pessoais  do Google Docs e do Picasa.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
  1. Luneta Sonora 134: E as minhas redes sociais, como estão?
  2. Luneta Sonora 133: Sorteio das cores da rodada 133 da #FolhaColorida
  3. Luneta Sonora 132: Que tal mais um pouquinho de bastidores?
  4. Luneta Sonora 131: É feriado, mas eu tenho que gravar
  5. Luneta Sonora 130: Mais uma semana trazendo novidades
  6. Luneta Sonora 129: Um episódio organizado no meio da desorganização

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.