Eu mesmo me fiz essa pergunta e eu mesmo respondo: os posts não estavam saindo automaticamente – ao contrário do Twitter – e por isso tive que postar alguns manualmente. Geralmente e até para ganhar tempo, graças as “mágicas”, os posts do Facebook saíam na página automaticamente. Isso não estava acontecendo. Eu verifiquei uma configuração e espero Deus que dê certo.
Mágica? Tecnologia. Pode ser. Em tecnologia, mágica existe. E atualizando os posts do Facebook do blog, pude perceber um pouco sobre o que eu já sabia sobre o potencial das mídias sociais, e como você pode melhorar o que dá certo.
Ao mesmo tempo, vou verificando quais os conteúdos que tem melhor resposta. Uma coisa posso dizer e dar dica: imagem dá resultado. Postei uma imagem – com legenda – no Facebook do Ônibus Paraibanos que deu um bom resultado aliando:
- Conteúdo relevante – reajuste da passagem;
- Repercussão – pessoas não satisfeitas com o reajuste da passagem;
- Engajamento – as pessoas compartilham o conteúdo porque não estão satisfeitas com o preço da passagem. As pessoas comentam porque não estão satisfeitas com o preço da passagem.
Elas catalisam o que pensam vendo um post que identifica algo. Não quer dizer não agradar; significa que elas precisam de um veículo para expressar o que sentem naquele momento. E aí você vai identificando as tendências, moldando o conteúdo, onde vira e mexe cada post é um teste – o que dá certo, você mantém e aprimora.
Ainda descobri que é possível colar uma imagem a partir de um link da Internet, mas isso é outra história. O importante é que eu tô acertando as coisas aos poucos nas mídias sociais…
…E talvez precise acertar por aqui também.