Voltando a já quase subaproveitada categoria dos pensamentos, vou falar de uma coisa que sempre moveu parte das imagens e mensagens deste blog, para não dizer todas: a admiração. Trouxe três frases sobre o que é necessariamente esse sentimento que é a admiração, frases essas que coloquei ontem no meu Twitter, e hoje decidi falar mais da admiração.
Esta frase, por exemplo, deixa implícita o que é essa tal admiração. O que é essa tal admiração mesmo?
"A admiração é amor congelado." (Françoise Sagan)
Admirar é reconhecer as qualidades de uma pessoa. É encontrar nela aquilo que você é, e por isso gostar muito. Para o autor dessa frase, admirar é um reconhecimento.
"Admiração. O nosso reconhecimento cortês de que outra pessoa se assemelha a nós." (Ambrose Bierce)
Mas, para os tímidos que nem eu, se esconder não esconde sua admiração. Pelo contrário, a revela. Por isso mesmo as pessoas descobrem sua admiração pelas suas atitudes, pelo silêncio. Nem precisa falar; as pessoas adivinham. E olha que não sou o único que pensa assim sobre essa tal admiração e como ela tenta se esconder, mas nem sempre consegue:
"Não são as palavras, mas é o silêncio que revela a grande admiração." (Aulo Gélio)
Grandes pensadores já admiraram, e por isso mesmo definiram o que é a admiração melhor do que eu. Falar do que é é fácil, sentir a admiração é uma coisa que nem as palavras conseguem descrever. Mas a melhor das admirações é aquela que de simples admiração evolui. E para um sentimento bem maior do que a admiração em si. Pois como diria Nietzche, numa frase que já fez parte da lateral do blog, há uma inocência na admiração: é a daquele a quem ainda não passou pela cabeça que também ele poderia um dia ser admirado.
E, como já disse, quem nunca admirou alguém na vida, não é?