A QUATRO PASSOS DA ELITE

Hoje o Sousa Esporte Clube anunciou que não vai participar da série D do Campeonato Brasileiro. O time alegou falta de patrocínio e de condições em seu estádio, o Marizão, para sediar os jogos. Com isso, a vaga deverá ser ocupada pelo Treze, de Campina Grande.

Até onde sabia, existiam três divisões no Campeonato Brasileiro, A, B e C. E aí você certamente deve estar se perguntando: De onde surgiu essa quarta divisão?

Vamos explicar: se você procura pela série C, ela vai haver, sim. Mas como? Ela será disputada esse ano com 20 clubes, divididos em grupos de 10. Os jogos em cada grupo serão disputados em pontos corridos em jogos de ida e volta. Os quatro primeiros colocados de cada grupo irão para a próxima fase, de mata-mata. E os dois últimos são rebaixados para a série D, uma divisão que tornou as coisas mais organizadas, porém criou mais um degrau para o caminho das pedras que leva a série A, a divisão de elite do Campeonato Brasileiro.

Aí entramos nessa tal série D, onde disputam 40 clubes, divididos em 5 grupos de 4. E vai funcionar da mesma maneira do antigo Campeonato Brasileiro da série C.

Em outras palavras, é a primeira vez que a Paraíba não verá nenhum de seus clubes na série C pelo menos por enquanto. Verá um clube na tal da série D, certamente o Treze, e já vê um clube na série B, o Campinense.

É, pelo que se vê não vai ser fácil dar mais um passo rumo ao sucesso. E agora para chegar a série A serão necessários quatro passos.

Compartilhe este post