A oficina dos cenários dos sites

Se cada um tem as suas manhas para criar sites, eu tenho as minhas e elas nem sempre precisam ser particulares, por isso quis compartilhar o que eu fiz para vocês. Desenvolvi aqui no meu computador uma oficina para os sites.

Nessa oficina foram modificados os temas do UNIBUS RN (completo) e as atualizações dos temas do OCD Holding e do Ônibus Paraibanos. A ideia me veio justamente por causa da dificuldade de modificar um tema sem ver o resultado na prática. Testar e ver para saber no que é que deu, para aí sim eu colocar no ar.

Essa oficina é nada mais que um site WordPress dentro do ambiente de desenvolvimento que criei apenas instalando o Wampserver no computador. Ela é composta pelo site – claro – que eu posso modificar quando eu quiser, afinal não está no ar para todo mundo ver.

Os temas são baixados do diretório do WordPress, e por eles crio temas filhos (child themes). Os temas que você vê nos sites da 612 Comunicação, na realidade, são temas filhos. Eles são criados para permitir modificações, como a inserção de códigos e modificações visuais que não são feitas no Customizer do WordPress. Tem que ser feitas no braço.

A oficina – ou seria maternidade?

O que é feito? Dentro do Wampserver, separei um dos seis sites de teste para isso.

E então batizei esse site de “Cenografia 612”, um site-oficina – ou seria maternidade, já que nela são criados os temas filhos?

O que você vê por fora é um tema comum, afinal é um site. Aqui estou empregando o tema padrão do WordPress, Twenty Twenty.

Screenshot do site Cenografia 612, de desenvolvimento de temas. Fim da descrição.

O que se vê por fora é exatamente isso aí. E deixei um post de modelo – o famoso post do Volkswagen Kombi – para saber como se comportam os textos em cada tema.

Por dentro da oficina

Se por fora não há muito o que mostrar, por dentro é que está o grande atrativo da oficina. O site possui dois plugins essenciais para justamente cumprir o papel de oficina:

  • Child Theme Configurator – onde configuro os temas-filhos;
  • Loco Translate – onde configuro suas traduções.

O Child Theme Configurator permite criar e configurar um tema filho conforme o seu gosto. Sempre achei que isso nunca deveria ser feito em um site valendo, e sim em um ambiente próprio para isso, onde posso testar, ver o que tá certo ou errado, e só subir o tema pronto para o site quando eu achar que tá tudo ok. Posso fazer o que quiser nele – tudo dentro da identidade visual, é claro.

Screenshot do núcleo do site Cenografia 612, de desenvolvimento de temas, exibindo o configurador de tema filho. Fim da descrição.

E sim, no ambiente de desenvolvimento que montei, tem um plugin de tradução – o Loco Translate – que é usado exatamente para isso: nem todos os temas possuem tradução em português, e queria me livrar da situação de ter que ler “Previous” ou “Next” em vez de “Anterior” ou “Próximo” como deveria ser. Se as páginas são escritas em português, os temas deveriam ser também.

Screenshot do núcleo do site Cenografia 612, de desenvolvimento de temas, exibindo o tradutor de temas e plugins. Fim da descrição.

O Loco Translate permite também traduzir os plugins, mas por ora prefiro traduzir só os temas dos sites. Instalei ainda um add-on para auto-tradução, mas só para agilizar o trabalho, porque várias das traduções saem inconsistentes e eu tenho que corrigir. Afora isso é uma mão na roda.

Desse modo, eu não preciso usar o site valendo para implementar as modificações que eu quero; as faço lá mesmo no site-oficina. Quando o trabalho de modificação é concluído, os temas sobem para os sites valendo via FTP.

Os resultados na prática

Dos três sites onde já coloquei em prática a nova fórmula, compartilho dois. Vai faltar o Ônibus Paraibanos por um motivo simples: lá eu apenas traduzi o tema. Nada de visual.

No UNIBUS RN apenas mudei a cor do tema e fiz as traduções. O tema original é laranja, mas era essencial mudar a cor do site para a cor da identidade visual.

Screenshot do tema do site UNIBUS RN visto em computadores. Fim da descrição.

No OCD Holding – que está passando por uma mudança de estratégia na divulgação da marca – alterei a tipografia do tema para Montserrat Alternates.

Screenshot do tema do OCD Holding visto em computadores. Fim da descrição.

Os temas do Blog Josivandro Avelar e da 612 Comunicação não foram alterados pela oficina, já que o tema Astra é multiuso e modificável. Além disso, a própria desenvolvedora do tema tem uma geradora de tema filho – onde você dá um nome, uma descrição e baixa o tema, é bem ágil. Depois disso, fazer no braço foi fácil. É o melhor tema que eu já trabalhei até hoje.

E na base da criatividade o trabalho todo é desenvolvido, e vou aos poucos me tornando maduro nesse meio. O melhor de ter um blog é isso. Ele é, foi e sempre será a minha escola.