LUNETA II IS HERE!

Parece um tema simples? Sempre gostei de temas assim. E entendo que poderia melhorar. E é por isso que a partir de agora está no ar o novo tema do Blog Josivandro Avelar, por sinal o mais inovador de todos os temas já lançados nesses 10 anos e meio que o blog existe. Com vocês, Luneta II!

Apesar de pedir que não reparassem na bagunça, quase nem teve bagunça. Temos aqui um tema limpo, responsivo e mais personalizável. É o primeiro, aliás, que a nossa tipografia preferida, a Montserrat, passa a ser de todo o blog – até então, outra tipografia era lida nos textos, e Montserrat ocupava apenas os títulos. Também marca a estreia do azul centáurea – cor atual da 612 Comunicação – no blog. Cor essa que foi inspirada em…

Foto de uma Kombi.
O tom “Dove Blue” foi a inspiração da atual tonalidade da 612 Comunicação. Foi um dos mais populares da VW Kombi nos anos 1950. Foto: https://br.pinterest.com/pin/321585229634485124/

Resolvi problemas que não consegui no outro tema, como o da moldura “comendo” a parte de cima do anúncio do cabeçalho, problema já definitivamente resolvido, porque não há mais molduras em volta. Isso também permitiu que você também visse a aba de compartilhamento do lado esquerdo – idêntica a empregada na 612 Comunicação. A moldura também iria comer a aba de compartilhamento se ela fosse implementada no antigo layout – que durou quase três anos e já pedia pra ser trocado há milênios.

Captura de tela do novo layout do Blog Josivandro Avelar, com a foto de uma Kombi.
Com vocês, Luneta II.

Mas o máximo está nos posts individuais. O título dos posts agora tem um quadro – que nesse primeiro momento é ocupado pelos lápis que eu tenho até hoje. E se eu quiser, posso colocar marcas no cabeçalho! Só reparar no #40folhas, onde em vez da marca do blog, aparece a do projeto – enquanto a marca do blog continua na home e nos posts onde não programei cabeçalho. O formato de cada post também pode variar.

O cabeçalho agora ocupa uma linha simples, com o logotipo do lado esquerdo e o menu do direito, em uma linha só – lembrando que o logotipo do cabeçalho pode variar conforme os posts, como dito acima. O enxugamento do cabeçalho se deve ao fato de que é necessário que o leitor veja de imediato o conteúdo, sem precisar rolar muito a página. Para isso, foi necessário um ajuste de largura – quem viu o blog na madrugada percebeu que isso não havia sido feito ainda – o que só agora foi resolvido.

Captura de tela do rodapé do Blog Josivandro Avelar, destacando a cor azul centáurea.
Novo rodapé do Blog Josivandro Avelar, com destaque para a cor azul centáurea.

Tudo isso, é claro, acompanhado de todas as adaptações para o leitor em qualquer tela – do computador ao celular, em um tema responsivo. E para o editor, um tema já completamente preparado para o Gutenberg, o novo editor de texto do WordPress.

Conforme a necessidade, mais ajustes vão sendo feitos, mas o importante é que eu tô muito feliz com o resultado final.

E aí está, com vocês, Luneta II. Um tema mutante. Um tema incrível. Um tema com a personalidade de quem sempre está se atualizando com os novos tempos e com os novos recursos.

Compartilhe este post