Image

A linha do Bairro dos Novais (que ainda existe, só que com outros nomes)

Essa linha parece extinta, mas na prática existe, mas com outros nomes e números. Quem herdou o legado da linha do Bairro dos Novais?
, ,

Um dos registros históricos do Paraíba Bus Tem coletados em jornais da época mostra a foto de um ônibus da antiga Etur fazendo a linha Bairro dos Novais, só que sem número – o esquema de numeração de linhas em João Pessoa só surgiu na metade da década de 1980. Mas que linha do Bairro dos Novais é essa?

Para começar, vamos explicar onde fica o Bairro dos Novais. Fica no lado oeste de Oitizeiro, sendo na verdade parte dele. É mais um bairro que não existe no papel, mas existe para quem nele mora, sendo essa uma denominação popular que teve todas as chances de virar um bairro de fato, mas que segue como Oitizeiro no mapa.

Quem atualmente atende essa área é a linha 110-Jardim Planalto, cujo nome refere a comunidade que fica um pouco mais abaixo, mas também no lado oeste de Oitizeiro. A linha opera com 31 viagens nos dias úteis e 21 nos sábados, não operando aos domingos (quem atende a área nesse dia é a linha 1001).

Ônibus da Etur na linha Bairro dos Novais.

Quem opera atualmente a linha 110 é a São Jorge, uma das costelas da antiga Etur (antes fora Transurb). Seria o que essa linha do Bairro dos Novais é hoje, ou seja, não se enquadra como uma linha extinta e sim renomeada. Ela tem duas ramificações que atendem toda a área, uma indo pela Avenida Cruz das Armas e outra indo pelo Acesso Oeste.

Outras linhas rodam na área

Também atende o Bairro dos Novais a linha 108-Alto do Mateus, atualmente com só quatro horários de segunda a sexta e dois aos sábados. Essa linha também é originária dessa linha do Bairro dos Novais.

A linha 1001-Bairro das Indústrias/Manaíra Shopping também atende a área. Metade da linha é operada pela São Jorge (19 viagens nos dias úteis, 14 aos sábados e 5 aos domingos). A outra metade é operada pela empresa Nossa Senhora Aparecida (21 viagens nos dias úteis, 15 aos sábados e 6 aos domingos).


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
  1. Luneta Sonora 125: Como eu esqueci de oito desenhos?
  2. Luneta Sonora 124: Que legenda este episódio merece?
  3. Luneta Sonora 123: A velha rotina está de volta
  4. Luneta Sonora 122: Nunca pode ser tarde, mas tem sido tarde
  5. Luneta Sonora 121: Um dia de recados soltos
  6. Luneta Sonora 120: Pessoas reais, conexões reais, propósitos reais

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.