A GENTE SABE QUE CERTAS COISAS NÃO MUDAM

Há uns tempos, lancei no blog All types & Fotoartes uma série chamada “Certas coisas não mudam”, por meio do qual a gente traça um paralelo das imagens do passado em situações do cotidiano presente, mostrando que no passar dos anos, certas coisas não mudam.

E nos 428 anos da cidade de João Pessoa, mostramos no Blog Josivandro Avelar uma breve retrospectiva da série que mostra que o passado ficou nas imagens, mas continua presente no cotidiano da cidade. Contar o passado é lembrar que antes de você passar por todos os apuros no transporte coletivo de João Pessoa, seus pais e avós já sobreviveram por isso. E conseguiram te criar.

Para também passar pela rotina que eles também passaram, porém, da sua maneira e, muitas vezes, naquilo que você realmente quis trabalhar e ser alguém na vida.

E assim, de geração em geração, a cidade se mantém. E só para citar uns bons exemplos, vamos a alguns que foram feitos e já exibidos no AT&F:

  • Mandacaru: a moda dos anos 70 entrega a idade a foto de pessoas pegando o ônibus que seguia para um dos bairros mais populares de João Pessoa. O ônibus da linha 504 ainda hoje pára nessa parada.

  • Fila do 510: E quem disse que para ir a praia o pessoense não enfrentava ônibus lotado? Enfrentava fila, se bem que nos anos 1970 era mais organizado que na Integração dos dias de hoje, onde só falta o camarada passar por cima de você.

  • Linha do Grotão: Os moradores mais antigos do bairro que fica na Zona Sul de João Pessoa certamente se lembram quando a linha (atualmente operada pela Reunidas) foi operada pela lendária Etur.

  • Linha do Aeroporto: O aeroporto foi inaugurado nos anos 1960. O que não mudou foi a linha do Aeroporto, ainda hoje rodando com carros velhos – não esses, é claro.

  • Linha de Tibiri: Os moradores do bairro mais populoso de Santa Rita (região metropolitana de JP) sabem que não é mole pegar um ônibus do bairro para João Pessoa. Vazio, só assim mesmo, em foto preto-e-branco…

Mas nada comparado a essa imagem que mostra que sim, certas coisas não mudam. Diz se trânsito é novidade…

A fotoarte mais recente da série é essa, já com o novo fundo das imagens agora amadeirado. Mostra Mangabeira em seus primórdios, quando a Josefa Taveira estava longe de ser aquela rua movimentada, hoje maior centro comercial da Zona Sul de João Pessoa

As imagens usadas na série são fruto de pesquisas do acervo histórico do Paraíba Bus Team, capitaneadas por Kristofer Oliveira e Paulo Rafael Viana, a quem agradecemos a confiança no projeto.

Para conferir mais fotoartes, clique no link da tag Certas coisas não mudam do blog All types & Fotoartes. E nós continuaremos “cavucando” a história atrás do passado, mostrando que sim, certas coisas não mudam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

A semana no blog- 19 a 25 de junho Como esconder dados de contatos específicos no WhatsApp A semana no blog- 12 a 18 de junho WhatsApp testa migração de conversas do Android para o iOS A semana no blog- 5 a 11 de junho