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A CONSTITUIÇÃO DA LAMPADINHA- PARTE 5: APLICAÇÃO EM MATERIAIS

No Manual de Identidade da Companhia Ideias – como em qualquer outro manual de identidade – é preciso organizar como […]
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No Manual de Identidade da Companhia Ideias – como em qualquer outro manual de identidade – é preciso organizar como a marca deve aparecer nos materiais institucionais da Companhia.

Um exemplo clássico é a Menina dos Sonhos – ela de novo – onde os elementos da pintura da empresa aparecem em seus devidos lugares. E para isso usamos não desenhos comuns, mas sim mockups. Mockup é a representação do objeto no formato que ele terá ao ser concretizado: isso pode ser desenho, maquete, etc.

Para mostrarmos exatamente o que é um mockup, vamos mostrar esse aqui da Menina dos Sonhos que tenho guardado nos arquivos de layout de frota da Companhia Ideias.

Já peguei esse mockup do modelo pronto de um ônibus em branco; o que apenas fiz foi inserir a identidade visual da empresa de ônibus nele. Repare que neste mockup o layout da Menina dos Sonhos segue uma ordem – o qual deve ser seguido por quem recebe esse modelo e é encarregado de aplicar nos veículos:

Mockup de um ônibus com a identidade visual da Menina dos Sonhos.

O nome da empresa fica voltado para a dianteira, o logo da lampadinha, no meio, mais especificamente no centro do módulo, e no final, o prefixo de ordem do veículo. Acima da janela voltado para a traseira, fica o site da empresa (tão fictício quanto a própria).

E ilustrando melhor ainda a importância de um manual de identidade principalmente na aplicação em adesivagem de veículo, vamos (como já estamos) ilustrar por exemplo o caso de uma empresa de ônibus.

Numa empresa de ônibus, por exemplo, os pedidos de compra de novos ônibus para a renovação de frota da empresa são feitos sob encomenda dos donos da mesma. A empresa fabricante de ônibus recebe justamente um manual de identidade para fabricar os veículos conforme o pedido do empresário. Além das configurações do veículo, a identidade visual da empresa também deve seguir o manual entregue a fabricante pela empresa de ônibus.

E esse manual de identidade possui consigo vários mockups – ou cenários – desenhos que ilustram os veículos (ou quaisquer outros itens) em detalhes e sua representação exata no visual da empresa. E é esse visual ilustrado no mockup que a fabricante tem que reproduzir em seu produto para ser entregue ao cliente.

Um carro particular é adesivado – baseado no que foi proposto nesse manual de identidade. Para isso, ele precisa ser representado em desenhos que mostram o veículo em detalhes e tal como ele é. E vamos mostrar isso em dois veículos: a Kombi (carro do qual gosto muito, daí porque eu coloquei uma Kombi no Manual de Identidade)…

Mockup de uma Kombi com a identidade visual da Companhia Ideias.

…E o Kia Soul, exemplo de como inserir a identidade da empresa em veículos menores e usuais. Até porque toda empresa possui um veículo comum, o qual ela quer personalizar para se destacar na rua como o carro da empresa, bem como sinalizar a propriedade do veículo.

Mockup de um Kia Soul com a identidade visual da Companhia Ideias.

A empresa por meio do manual de identidade também determina a organização dos crachás, papéis de expediente, envelopes e uniformes – para esse último caso a representação também é por mockups. Isso proporciona uma unidade visual, um link entre todos os itens materiais da empresa.

Cartão de visita.  Crachá (Identidade Funcional).

Capa de CD.

Envelope maior.

Wallpaper.

Capa de relatórios.

Papel timbrado.

Modelo de camisa 1.

Modelo de camisa 2

Modelo de camisa 3

Bem, a conexão visual da marca com a empresa está estabelecida. Logo, nada pode fugir das regras do manual de identidade. É esse manual que uma agência recebe da empresa para que tudo o que for relacionado a marca – anúncios, campanhas, novos materiais, etc. – saia devidamente como foi planejado. A marca não pode ser desenhada de qualquer maneira, e isso mostramos muito bem nessa série de posts.

O Manual de Identidade Visual da Companhia Ideias já está montado. E logo estarei apresentando aqui no blog o documento completo. E nesse documento estão devidamente organizados todos os cinco passos mostrados nessa série.

Tá aí o segredo da organização e harmonia de uma marca. Organizar começa por planejar, desenhar, colocar tudo em um manual e depois colocar em prática. É mais ou menos como um estado que organiza as suas leis numa constituição.

E em se tratando de uma marca com a qual você tem a total intimidade de trabalhar com ela, é que o trabalho se torna ainda mais divertido como foi esse trabalho.


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