OpçÔes existem para isso: organizar as coisas para trabalhar bem e melhor. E Ă© por isso que a vida Ă© feita de trocas: quando algo jĂĄ nĂŁo nos atende com eficiĂȘncia, a gente substitui a peça, ou logo tudo.
E uma dessas trocas foi as pressas e bem sucedida: a substituição do pacote do ambiente de testes offline, ou seja, aqueles sites que ficam só no meu computador. Era o WAMP, agora passou a ser o XAMPP.
O motivo: deu ruim na atualização dos módulos do Wampserver. Simplesmente não deu pra recuperar os bancos de dados. Apaguei os sites que estavam lå. Só deu para recuperar os feitos em HTML, jå que estes não precisam de banco de dados para serem exibidos.
Recomecei do zero com o XAMPP, um pacote que achei que nĂŁo sabia usar. Porque meu computador anterior era ruim e quando tinha instalado nele, havia dado problema e aĂ fui no Wampserver, que usava atĂ© entĂŁo. Nesse meu atual, o XAMPP pegou de boas. Rodou de primeira – e porque eu lembrei da carroça eletrĂŽnica que troquei hĂĄ trĂȘs anos atrĂĄs achando que seria parĂąmetro para um pacote como o XAMPP rodar?
O novo pacote rodou de boas no meu atual computador e foi bem mais rĂĄpido no carregamento e atualização dos componentes dos sites. JĂĄ fica aqui. E Ă© bem mais usual do que o Wampserver. Com isso, posso trabalhar com mais rapidez e eficiĂȘncia sem me preocupar com a questĂŁo dos mĂłdulos, que dĂĄ para resolver tambĂ©m de boas.
Tudo o que eu preciso
Terminando de arrumar a bagunça de segunda-feira do blog, terminei a estrutura e o visual dos sites instalados no domingo. Os sites do ambiente de testes offline são:
- TrĂȘs sites de testes WordPress para novos projetos;
- O ambiente de testes do Blog Josivandro Avelar, que Ă© um blog idĂȘntico a este aqui sĂł para eu brincar – nĂŁo que aqui seja diferente;
- A plataforma beta do Blog Josivandro Avelar, que roda, como o nome diz, os betas das próximas versÔes do WordPress. à por esse site que conheço a próxima versão do CMS e também é uma réplica deste;
- O ambiente de testes do Ănibus Paraibanos, rĂ©plica do original;
- Uma instalação WordPress para criar temas-filhos para os sites – que chamo de Cenografia;
- Dois sites HTML.
Além é claro do site de testes online, que fiz no 000webhost, um serviço de hospedagem gratuito e limitado da mesma empresa que atualmente hospeda este blog, além de mais um blog de testes no Blogger. Não falta lugar para este menino de 31 quase 32 anos brincar.
Pois é brincando que levo a vida. Mesmo não sendo mais uma criança.