Agora, voltando a falar na estrutura e organização da competição, para quem não sabe, a Copa das Confederações é um torneio organizado pela FIFA que reúne oito seleções que conquistaram títulos importantes. Acontece um ano antes da Copa do Mundo e sempre no país-sede da competição. É um teste para o país que sediará a Copa do Mundo, no caso, a África do Sul.
Cada seleção fez por merecer estar na Copa das Confederações. Foi assim que elas foram parar no torneio:
- África do Sul (país-sede)
- Itália (campeã munidal em 2006
- Espanha (campeã da Euro 2008)
- Brasil (campeã da Copa América de 2007)
- Egito (campeã da Copa da África de 2008)
- Estados Unidos (campeã da Copa Ouro da Concacaf * 2007)
- Iraque (campeã da Copa da Ásia de 2007)
- Nova Zelândia (campeã da Copa da Oceania de 2008)
*Concacaf é a Confederação de futebol das Américas Central e do Norte.
E aí, como funciona a Copa das Confederações? Essas oito seleções acima foram separadas em dois grupos, e o mecanismo até quem não entende de futebol sabe: os dois primeiros colocados de cada grupo se enfrentam nas semifinais. O primeiro de um joga contra o segundo do outro. Quem ganha vai para a final e quem perde, para a disputa do 3º lugar.
Esta é a sexta participação brasileira na Copa das Confederações, sendo a atual campeã do torneio, que ela conquistou em 2005 em cima da Argentina, por 4 a 1. O Brasil joga em busca de seu terceiro título da Copa das Confederações. Vamos ver e acompanhar o desempenho da seleção brasileira, que foi muito bem recebida na África do Sul.