527 postagens, milhões de palavras, centenas de imagens e meio mundo de ideias.
Em dois anos de criação, o blog conseguiu acumular tudo isso e muito mais.
A ideia surgiu de duas pessoas: um colega de escola e o meu irmão. Ao ver tudo o que fazia enquanto se planejava instalar a Internet aqui em casa (e isso faz mais de dois anos, foi em novembro de 2008), eles viram que poderia publicar tudo o que desenhava, tudo o que escrevia, num blog.
Eu confesso que tive essa ideia antes, mas achava impossível, lunática. Aí pensei: será que as pessoas que me conhecem terão a mesma ideia quando elas virem que posso fazer mais?
Pelo menos duas entre o universo de centenas tiveram esse mesmo pensamento. E aí comecei a planejar. Ah, mas será possível, sim! Nesse meio tempo, fiz vários textos e desenhos, transcrevi vários textos escritos à mão nos cadernos para o computador, outros digitei diretamente no computador mesmo. E tudo isso foi se acumulando, acumulando, até que no dia 19 de novembro de 2008… Criei um Orkut.
Em 2008, o Orkut era uma rede social muito vista, e ali foram lançadas várias obras em desenho. O que ficou foram as séries “Paisagens na Janela” de desenhos de paisagem, que até hoje existe, e a empresa fictícia de transporte “Menina dos Sonhos”, que extrapolou os limites do papel, ou dos pixels do computador, e no início deste ano ganhou a sua versão 3D, com miniaturas criadas numa parceria com o blog Ônibusgrafia, de Cláudio Paradyso.
Mas voltando a 2008, era hora de redescobrir um pouco e ir atrás de uma plataforma de blogs para publicar tudo o que eu queria publicar, afinal ainda estava alimentando o sonho de ter um espaço próprio para poder expressar as minhas ideias. E pesquisando, pesquisando e pesquisando onde eu poderia fazer isso, eis que descobri o Blogger, plataforma de blogs do Google.
Pronto, agora que já sabia onde publicar e o que publicar, só estava faltando uma coisa: quando publicar. O dia de começar o projeto “Diário do Josi”.
Manhã do dia 23 de dezembro de 2008. Era uma terça-feira, primeiro dia de férias. No dia anterior, havia feito a prova final de Física, prova essa da qual consegui passar (à época era estudante do 2º ano do Lyceu Paraibano). Naquela manhã acordei meio sem saber o que fazer. Então seguia a minha rotina normal até que de repente, tive a ideia de começar daquela manhã o plano de colocar o blog no ar na noite daquele dia. Uma grande ideia que surgiu como uma luz que se acende na sua cabeça (daí o logotipo do blog ser uma lampadinha).
E após muito pensar, na noite do dia 23 de dezembro de 2008, às 20:45 (quer dizer, 20:46), com a postagem “Bem-vindo ao Diário”, o Blog Josivandro Avelar, ou “blog de Josivandro”, como o pessoal se refere mais ao blog, finalmente entrava no ar. O primeiro nome do blog foi Diário do Josi, mas no dia 1º de fevereiro do ano seguinte o blog teve nome e endereço mudados para o meu nome, Josivandro Avelar, pois o nome “Diário”, além de ser muito clichê para definir um blog, ainda definia uma página cuja periodicidade nem sempre era diária, pois os intervalos entre uma postagem e outra costumaram (como até hoje costumam) ser entre horas ou até dias.
Além disso, Josi é um apelido que costuma ser muito feminino, mas fazer o quê, é apelido de família e não dá para mudar. Então, como a maioria dos meus amigos me chama pelo nome completo (Josivandro), resolvi então utilizá-lo como nome e endereço do blog. O sobrenome Avelar, último do meu nome completo (Josivandro Fernandes de Avelar) e que veio do meu pai, além de soar sonoro, é curto em relação ao tamanho do meu nome, e então decidi utilizá-lo como assinatura do blog.
Em 19 de março de 2009, as imagens e mensagens já extrapolavam os limites do blog azul, tanto que nesse dia foi criado o Josivandro Avelar 2, que concentraria as artes gráficas, enquanto o blog azul concentrava mais os textos, onde as imagens fazem parte das postagens como ilustração das mesmas. Em 1 ano e 9 meses o blog de desenhos já publicou 62 matérias.
E aquele blog que começou muito simples foi evoluindo… Evoluindo… E entrou em outras redes sociais. No dia 23 de maio, nasce o Twitter @josivandro, atualmente com 442 seguidores e 3.843 tweets, isso na manhã de hoje. Mais alguns meses depois, chegamos a maior rede social do mundo, o Facebook. A princípio abandonada, a página cresceu em importância, e hoje tem 15 amigos, número que, evidentemente, vai crescer.
Durante esses dois anos o blog comentou muita coisa, participou de muitas coberturas, fez muitas homenagens e vem acompanhando a minha evolução como pessoa, desde quando era estudante do Lyceu até agora, estudante de Publicidade e Propaganda do IESP.
E além disso, nesses dois anos, recebeu várias melhorias gráficas: implantação da fonte Candara nas postagens, consequência da instalação do Windows Live Writer no computador-base do blog; instalação de links de compartilhamento abaixo das postagens; criação do cabeçalho e do favicon oficial (a lampadinha). Tudo isso fora os detalhes mais mínimos, que ajudam a tornar o blog cada vez melhor, mas que não cabe citar tudo agora, afinal a postagem já está longa demais.
Mas ainda não concluí tudo o que gostaria de falar para as pessoas que nos acompanham desde o início, e a quem gostaria de agradecer profundamente por isso. A família, aos amigos que fiz tanto pessoalmente quanto virtualmente e até mesmo aos futuros colegas, aos seguidores do Twitter, aos que comentaram, muito obrigado mais uma vez por acompanhar o blog!
Esse sonho só existe porque existem pessoas que acreditam nele. E em 2011 vamos continuar levando este sonho adiante, pois ainda podemos crescer ainda mais.
Porque um sonho sonhado sozinho é apenas um sonho. Sonhado junto, é realidade.