O dia 21 de abril é o feriado de Tiradentes. Isso já expliquei no ano passado, lembram?
Porém nunca uma data tem tanto significado para a História do Brasil como o 21 de abril. Ela aparece em nada menos que três vezes em qualquer livro de História:
- 1792: Enforcamento de Tiradentes. A Incofidência Mineira, da qual Tiradentes participou, foi o primeiro movimento com objetivo de separar o Brasil do domínio colonial. Logo, Tiradentes tornou-se o mártir da Independência.
- 1960: Brasília, capital federal, é inaugurada após três anos de obras em ritmo acelerado. Antes, o Rio de Janeiro era a capital federal. Logo, hoje Brasília completa 50 anos. Era a meta máxima do governo do presidente Juscelino Kubitschek.
- 1985: Morre Tancredo Neves, eleito primeiro presidente civil do Brasil pelo Colégio Eleitoral após 20 anos de regime militar. Ele iria tomar posse da presidência da República em 15 de março, mas foi internado um dia antes por problemas cardíacos. Há 25 anos.
Tiradentes, Juscelino e Tancredo nasceram em Minas Gerais. Quis o destino que dessem múltiplos significados a uma só data, tornando-a uma das datas mais significativas da história.
Ou seja, o dia 21 de abril é um dia cercado de história por todos os lados.