QUE DIA É HOJE?

Hoje, 21 de abril, é feriado nacional, dia de Tiradentes. Mas talvez muita gente nem saiba quem foi ele, só sabe que o feriado é dedicado a ele. Mas o que é que Tiradentes (figura ao lado) fez para que o dia 21 de abril fosse feriado? Aliás, quem é mesmo Tiradentes? Vou fazer uma breve explicação.
Tiradentes era Joaquim José da Silva Xavier, mineiro, que ganhou esse apelido porque era dentista. Entrou para a História do Brasil por participar da Inconfidência Mineira, que era um grupo formado por pessoas que queriam separar o Brasil de Portugal na época, isso em 1789. Mas o movimento foi denunciado por um dos seus membros e todos os que participaram da Inconfidência foram presos. Tiradentes foi apontado como chefe do movimento e foi condenado a forca, sendo morto em 21 de abril de 1792. Conhecido por ser o mártir da Independência, o dia da sua execução é lembrado até hoje como feriado. Saiba mais sobre quem foi Tiradentes clicando aqui.
Agora sim, espero que minhas informações tenham ajudado você a entender por que hoje é feriado, e que todo feriado tem a sua razão de existir. Agora, já os famosos pontos facultativos, esses nem tem razão de existir mesmo.
Compartilhe este post