VOCÊ REALIZA SEUS SONHOS

A maior reforma da história do blog está praticamente concluída. Esse é o resultado de 5 anos e 8 meses de planejamento, trabalho, arrecadação, dedicação, garra, e tudo o que mais vocês imaginarem. Tá aí o novo Blog Josivandro Avelar. Ele está no ar.

Sonhos não são impossíveis. #naodesanime
Sonhos não são impossíveis. Basta acreditar que o que você quer é possível. E o mais importante: não desanimar, jamais.

O que fizemos foi reconstruir um novo blog. Saímos do Blogger, plataforma onde praticamente todo mundo que tem um blog começou. Lá construímos 2.355 posts, postamos mais de 700 imagens, recebemos 109 comentários. Tudo o que construí nesse tempo todo veio para cá em menos de 10 minutos. Começamos uma nova fase em uma nova plataforma e em uma hospedagem paga. Se há cinco anos atrás você nem pensava em como seria tudo isso, hoje você facilmente consegue manter essa estrutura toda por vinte reais mensais. É assim que será de agora em diante.

A nova plataforma já me facilita de escrever direto do editor próprio. Coisa aliás que já fiz quando fui administrador do Caroço de Jaca no quarto período do curso de Publicidade e Propaganda. Lá que mexi pela primeira vez em WordPress. O blog era na plataforma online, a WordPress.com, que é como é o Blogger. Aqui é tudo e mais um pouco, já que estamos no WordPress.org. A mesma coisa? A plataforma agora está à sua disposição. Você consegue editar um texto com facilidade. Pode editar uma imagem sem a chatice de ter três ou quatro tamanhos fixos, e nenhum deles ser como você quer. Pode até postar um PDF se quiser.

Eu já tinha em mente essa ideia de migrar para o WordPress. Mas a mola propulsora foi uma prestação de serviço que fiz para a AACAMA, ONG para a qual meu irmão colabora. Gel Avelar é estudante de Engenharia Ambiental e participa junto com alguns amigos dele desse projeto. Me lembrou eu, Vanessa, Jéssica e Ana Maria quando fizemos o Companhia Ideias no trabalho da campanha, o que me valeu me formar publicitário e transmitir todo esse conhecimento.

Gel me pediu que a ONG tivesse um sistema de e-mails com o domínio próprio. Tinha sugerido que fosse com a terminação .org por se tratar de organização. E como pagar somente pelo domínio significa ter só um e-mail (como o [email protected] para o domínio até então), pesquisei, e a única maneira do meu irmão obter êxito para tal era pagando uma hospedagem. Ele entendeu. E me pediu para ver o blog da ONG. Era melhor construir outro, e como contratou a hospedagem, era a chance de aprender sobre essa ferramenta.

O blog da AACAMA foi instalado no dia 24 de julho, tendo seu primeiro post publicado no dia seguinte. Hoje ele se orgulha do projeto e me incentivou a tentar o mesmo com meu blog também, coisa que tinha em mente há tempos e me faltava a oportunidade. A partir de então, considerei, juntei meu dinheirinho (coisa que comecei a fazer esse ano com prestações de serviço a uma loja de celulares no Rangel e outras coisas) e me lancei pra luta. Talvez seja por isso que não conseguia dormir esses dias.

No dia 26 de julho, comecei o planejamento de mudança (a campanha #mudançasacaminho) e desde então decidi que só iria retomar minha rotina normal (postar as imagens, séries e outras coisas) quando tudo tiver encaminhado. Foram 15 dias de planejamento e posts na antiga plataforma referenciando essa mudança, bem como testando os novos esquemas de cor do balão da Companhia Ideias, símbolo do blog. Uma coisa não mudaria: o Blog Josivandro Avelar continuaria sendo azul, a cor com a qual mais me identifico.

A reforma então ganhou contornos mais decisivos essa semana, quando foi feita a contratação da hospedagem. Foi exatamente por isso que o blog parou no dia 4 de agosto, não sendo possível mostrar a homenagem tradicional do aniversário da cidade, afinal ela não tinha sido feita justamente por isso. O blog só retomaria no dia 9, não sabia como. A melhor parte era que o destino queria que o dia 9 de agosto fosse o dia da maior reforma da história do blog.

A hospedagem foi contratada no dia 8 de agosto e o blog começou a ser reformado efetivamente no dia 9, ontem. Às 11:17 foi ao ar o último post do Blog Josivandro Avelar ainda como blog do Blogger. Ali indicamos que a mudança começaria agora. Não deu tempo do leitor ter visto como foi aquele post com o antigo layout. Por volta das 11:30 da manhã, o domínio josivandroavelar.com foi retirado do Blogger. Naquele momento, foi como se tivesse desligando a transmissão para manutenção da emissora. O blog ficou meia hora fora do ar. Tempo suficiente para sair de um canto e ir para outro.

Por volta de 12:20, foram instalados dois WordPress no servidor do blog: um para este blog, o outro para o All types & Fotoartes, que também foi migrado. Portanto, temos dois blogs em WordPress. Às 12:45, o Blog Josivandro Avelar e o All types & Fotoartes já estavam no ar no novo servidor.

Em menos de 20 minutos, os conteúdos dos dois blogs foram migrados. Portanto, o Blog Josivandro Avelar começa de cara nova, plataforma nova, mas não do zero. Tudo o que construímos nesses 5 anos e 8 meses de blog, trouxemos para cá.

E como você pode ver, o blog está cheio de novidades. Primeiro pelo que você vê. Antes, tinha que fazer gambiarras no HTML para os posts saírem com a tipologia Candara. Só que em 2013 o projeto da marca foi feito em Ubuntu, mas continuamos usando a Candara. Agora com o novo layout, pela primeira vez todo o blog vai empregar uma única tipologia, a Ubuntu, do logotipo ao corpo do post.

Viu como agora está mais fácil de comentar no post? No blog agora você pode. Essa era uma das maiores dificuldades dos leitores no antigo sistema. Quantos não comentavam como anônimos mas se identificavam? Pois agora corrigimos essa distorção com o novo sistema de comentários. Basta seu nome e um e-mail.

O blog agora dispõe de e-mails próprios para a organização de negócios e projetos, que divulgaremos mais adiante. Temos agora, por exemplo, um [email protected] para parcerias, e um [email protected] para pedidos do projeto All types & Fotoartes. Pode escrever para esses endereços. Vou poder ler agora. E se não acreditar, ainda mando resposta.

Viu como o blog está mais lindo? Tem até o perfil do editor aí embaixo. Ainda estamos colocando muitas coisas no lugar, já que, como toda mudança, ainda estamos organizando tudo aos pouquinhos.

Quero agradecer a todos que acreditaram em mim e que sabiam que poderia chegar até aqui. Por vocês não irei desanimar.

Sejam bem-vindos a minha nova casa. O endereço não mudou, continua o mesmo. Mas a casa agora está mais bonita.

Compartilhe este post