VAI MEXENDO…

O Blog Josivandro Avelar volta e meia vai mexendo para experimentar. Não só aqui mesmo como nos blogs afiliados. Com dois blogs-testes que só eu mesmo vejo e outras experiências aqui e ali, além é claro do próprio compartilhamento de conteúdos, coisas mais incríveis e até então inimagináveis vão entrando no ar aos pouquinhos. Agora nosso foco é no mobile.

Imagem meramente ilustrativa de um celular. Pois tudo o que tô fazendo agora no blog é para o móvel.
Imagem meramente ilustrativa de um celular. Pois tudo o que tô fazendo agora no blog é para o móvel.

O primeiro passo é compartilhar diretamente nos apps de mensagens e compartilhamentos mais famosos dos celulares. Um é o já velho conhecido WhatsApp. Mas antes que alguém fale que não tem pro Telegram, tem também. Aqui aproveitamos, nos blogs afiliados do Paraíba Bus Team, a ferramenta nativa do WordPress.com – não confunda com o WordPress.org – para incluir os recursos nos blogs. Mas por enquanto, só nesses. Nos blogs próprios – este e o All types & Fotoartes – os botões ainda não estão disponíveis porque isso depende da disponibilidade no Jetpack, uma vez que, diferente das plataformas do PBT, que são WordPress.com, o Blog Josivandro Avelar é WordPress.org. E tudo depende de plugins pra funcionar. Mas assim que eles forem disponibilizados, eles serão incluídos nos blogs nesta ordem abaixo.

Botões do WhatsApp e do Telegram no Portal Ônibus Paraibanos. O futuro da Internet é definitivamente móvel. Detalhe para o espaço de posts relacionados, que agora possui imagens.
Botões do WhatsApp e do Telegram no Portal Ônibus Paraibanos. O futuro da Internet é definitivamente móvel. Detalhe para o espaço de posts relacionados, que agora possui imagens.

Quando eu criei esse blog há quase oito anos, o acesso a Internet por celulares ainda era raro de se ver. Você tinha um celular com acesso a internet mas não usava com medo de gastar muito. Aí surgiram os celulares com Wi-Fi, as coisas foram mudando timidamente. Aí veio a tecnologia dos sistemas operacionais móveis e aí sim veio o boom. Hoje todo mundo tem um celular ou dois. E agora, uma pesquisa recente do IBGE mostra que o acesso à Internet por celulares superou pela primeira vez o de computadores no Brasil; 80,4% dos acessos domésticos à Internet eram feitos pelos smartphones, contra 76,6% de computadores. Logo quem tem site na Internet precisa adequar-se aos novos tempos, certo? E é isso que estamos fazendo aqui e com os parceiros.

Instant Articles

No final do ano passado, o Facebook lançou um recurso chamado Instant Articles, que faz com que a navegação de um site seja mais rápida e agradável. Sem consumir muito de seus dados, as páginas da Internet que contam com esse recurso carregarão instantaneamente e você não vai esperar a página carregar para poder ler o que você quer – o vídeo acima explica melhor o que quero dizer.

Por exemplo: Se você ver um link do post do Blog Josivandro Avelar por meio da fanpage do mesmo no aplicativo do celular, e nele aparecer um raio em cima, o artigo está adaptado e você pode ler através do novo recurso. Assim eu entreguei sem querer a surpresa.

Eu quis supor, mas é isso mesmo que vai acontecer com o Blog Josivandro Avelar ainda esse mês, com a adaptação de tudo o que o blog produzir daqui em diante nesse formato – para quem for ler pelo aplicativo do Facebook. Pode até ser hoje quem sabe. Estou fazendo as devidas adaptações para que tudo dê certo e você veja mais uma dessas.

Vai mexendo no celular. É por ele que estou aprontando as novidades, e experiências diferentes para quem vê o que escrevo ou crio na telinha menor que a telinha da televisão.

Compartilhe este post