Image

Um site vivo

O que diferencia um site vivo — com alma — de uma vitrine digital comum?

O que diferencia um site vivo — com alma — de uma vitrine digital comum?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

Todos os dias eu verifico os números dos meus sites. Sei que alguns podem estar bem, outros podem estar mal, e eu tenho mil e um pensamentos de como eu posso melhorar os números para aqueles momentos. É justamente nesse momento que eu passei a me aprofundar ainda mais nas técnicas para ampliar os acessos, mesmo que as coisas estejam difíceis e eu reconheço: elas estão difíceis. E eu melhoro da maneira que eu posso, mas nunca vou abandonar os meus projetos, nem os meus propósitos de sempre manter um site vivo, um site com alma, que é a definição perfeita do que eu construo neste espaço virtual todos os dias.

E no momento em que eu verifico os números dos meus sites, eu tenho uma surpresa, que eu me dei conta quando eu recebi uma notificação do aplicativo de edição dos sites. É o momento em que eu descubro um número impressionante em um site que eu sinceramente já não acreditava mais: o do Luneta Sonora, que passou a ter um site próprio há dois anos e nunca teve grandes números. Mas eu não desisti dele, e isso quase aconteceu quando eu tive problemas para renovar a hospedagem do site. Ele poderia não estar no ar nesse momento, mas fazer valer o direito de consumidor fez com que ele se mantivesse do ar e fosse melhorado, com mais espaço e memória.

Afinal, eu quis tornar ele em mais um dos meus laboratórios, como este site que você lê já é e como eu trato os meus sites: como laboratórios de comunicação onde a prática faz parte da rotina, e as pessoas acompanham tudo. O Luneta Sonora passou por um upgrade interno em todos os sentidos, não só no técnico em seu próprio site: trouxe o podcast para o canal do YouTube, investi – como continuo investindo – em conteúdos em vídeo, investi em roteiros e por aí vai. Todo um conjunto de investimentos que é uma parte importante, mais do que tudo, do que está sendo feito com o projeto como um todo.

E nisso, se inclui o mais fundamental dos projetos: o meu site. Este que você lê. Porque o meu projeto é isso mesmo: um laboratório de comunicação. É o que mantém a essência do site viva. O site por si só é vivo pelo que ele mostra, pelo que eu quero mostrar. Isso por si só diferencia os meus projetos de uma vitrine digital comum. O que torna um site único é o conteúdo, sem dúvidas, mas que conteúdo é mostrado nele, o toque, a linha editorial, o projeto que está por trás. O meu projeto é feito na garra e na independência. E isso por si só basta para mostrar o quanto é importante apoiar e construir uma comunicação independente.

É você quem dá vida ao site. É você quem ajuda a alimentar. É você quem ajuda a dar alma, não importa de que modo. Sigo por aqui, fazendo todos os aperfeiçoamentos que são necessários, tudo o suficiente para que o que eu possa imprimir o meu jeito e a minha identidade nos meus projetos. E assim eu sigo, movendo o meu projeto com alma e identidade, porque o que as pessoas buscam são projetos autorais e conteúdos completos. Sei que os usuários são exigentes. E faço o que está dentro do meu alcance para atender a essas demandas, trazendo sempre um site vivo, diferente de todas as vitrines digitais que existem.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 216: A volta ao traço: a identidade visual como expressão de reinício - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 216: A volta ao traço: a identidade visual como expressão de reinício
  2. Luneta Sonora 215: Cidades que inspiram: o espaço urbano como laboratório criativo
  3. Luneta Sonora 214: A estética do imperfeito: o valor do erro na criação
  4. Luneta Sonora 213: O silêncio como parte da comunicação
  5. Luneta Sonora 212: Memória coletiva e narrativas digitais

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 9 outros assinantes