UM PROJETO EM ALTA VELOCIDADE

Hoje, 3 de novembro, o Companhia Ideias completa seu primeiro aniversário. Foi também no dia 3 de novembro de 2010 que nasceu o logotipo da lampadinha, implementado um mês depois no blog e aos poucos nos meus projetos.

O Companhia Ideias hoje.

O Companhia Ideias nasceu inicialmente como agência fictícia. A finalidade era criar cartazes, campanhas de conceito e layouts para ônibus, principalmente para as miniaturas do Grupo Cláudio Paradyso, grupo de empresas fictícias do Cláudio Paradyso, do Ônibusgrafia. Com aquele projeto solo estava finalmente começando a praticar algumas coisas que aprendia como aluno de Publicidade, estava começando, naturalmente.

Foi a ideia de criar um projeto de comunicação que fez impulsionar o blog a ponto de ele chegar a 500 posts ontem. Isso foi o quanto o blog postou só esse ano. Ano passado os números eram muito baixos e… Eu precisava de ideias!

A primeira bandeira da Companhia Ideias trazia também o primeiro slogan e o primeiro desenho da lampadinha que fiz, que aos poucos foi moldado até virar o meu logotipo oficial. A lâmpada representa a luz das ideias, e o sorriso que a acompanha, a satisfação de trabalhar com o que mais gosta.

A primeira lampadinha, desenhada em 3 de novembro de 2010.

O logotipo já evoluído, menos de um ano depois.

Um mês depois, o logo foi aperfeiçoado e tornou-se o símbolo do Blog Josivandro Avelar.

Essa frase foi o primeiro cartaz criado já com o logo da Companhia Ideias (e de todos os projetos que o cercam, a incluir este blog). Foi publicado aqui ainda com o então endereço do blog, mas o primeiro projeto foi esse, com o logo e o slogan da CI.

Primeiro anúncio da Companhia Ideias. É o embrião da série "Uma frase llustrada".

Foi a partir desse cartaz que surgiu a série “Uma frase Ilustrada”, que é postada a cada virada de página do blog (cada página neste blog possui 20 posts).

No final do ano, criamos calendários (e vamos fazer esse ano de novo, viu?). Tudo isso nasceu de uma ideia de Cláudio Paradyso de criar um calendário para o Ônibusgrafia. Nessa, a gente fez para ele, para o blog e para o CI. Três calendários de uma tacada só.

Calendário Companhia Ideias 2011. Aguardem a versão 2012.

Em agosto de 2011, o Companhia Ideias sai do muro de casa e vira grupo de faculdade. E mais que um grupo, passa também a ser uma sociedade: a Companhia Ideias tem, além de mim, a participação efetiva de uma colega minha de faculdade, Vanessa Pordeus, que deu apoio a minha ideia de criar um grupo para o trabalho de Planejamento, e que agora em diante passa a ser o grupo de todos os trabalhos de faculdade daqui em diante.

Hoje, Vanessa é parte integrante do Companhia Ideias. É literalmente sócia no projeto. Quem também participa de vários trabalhos nos quais nos juntamos como Companhia Ideias é Luanna Fernandes (também sócia da Companhia Ideias). Além delas, outras pessoas também colaboram com o Companhia Ideias de alguma forma, entrando no grupo em algum trabalho, como neste trabalho de fotografia considerado um dos melhores da disciplina (alguns resultados estão dentro do infográfico).

Grupo do trabalho de Fotografia realizado no dia 21 de setembro. Da esquerda para a direita: eu (Josivandro Avelar), Vanessa Pordeus, Rebeca Mariz (modelo), Vanessa Dantas e Vanda Emília.

O CI tornou-se uma verdadeiro faz-de-tudo. Tudo bem feito. De cartão de visita até ensaio fotográfico, passando por cartazes e mais ultimamente, fontes tipográficas. A imaginação é a matéria-prima do projeto.

Este infográfico mostra um pouco do que já ousamos fazer. A nota é apenas uma consequência dos bons resultados desses trabalhos, e aqui está uma amostra deles (com exceção do Chá Filipeia, nenhum dos outros trabalhos foi mostrado aqui no blog ainda):

É um projeto, mas que um dia, quem sabe, pode-se tornar uma empresa. É como um sonho que aos poucos a gente transforma em realidade que o Companhia Ideias mantém-se vivo e chega a um ano de idade.

Esse é apenas o começo da realização de um sonho. Ainda temos muito para sonhar, e para criar.

Para conhecer melhor o Companhia Ideias e o que é feito, acesse a tag Companhia Ideias no Blog Josivandro Avelar: http://www.josivandroavelar.com/search/label/companhia ideias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Confirmação em duas etapas no WhatsApp Como o Instagram classifica o que você vê O que é o TikTok? Entendendo os algoritmos do Instagram WhatsApp não irá limitar quem não aceitar nova política de privacidade Truques para ativar a função de pagamentos do WhatsApp Como exibir o número de curtidas no seu Instagram WhatsApp libera função de acelerar áudios Storytelling da Luneta Novos recursos de áudio do Facebook E se eu não aceitar os novos termos de uso do WhatsApp? Visualizando o número de curtidas no Instagram