Você é um social media que trabalha para um podcast, como eu tenho o Luneta Sonora. Tá lá, posta sua arte no Instagram, com UM segundo – um em letra maiúscula mesmo, porque é impressionante – de postado, tá lá um perfil em inglês que você nunca viu, nem ninguém, porque tem poucos seguidores e quase nenhuma postagem, sempre com a mesma frase: Promote it on @_usernamedealgumapromotoradepodcastquenuncaouvifalar (porque nem quero citar). Ainda tem um outro perfil de uma outra promotora, mas o spammer do podcast sempre usa o mesmo modus operandi.
Mas é simples entender porque isso acontece: eu apenas postei com a hashtag #podcast. Algum bot automatizado – que até onde se sabe é proibido no Instagram – varre os posts com essa hashtag e sai postando essa mesma frase. Como isso é um spam descarado, é lógico que eu bloqueei tanto os perfis que disparam quanto o perfil que é citado nesses comentários. E assim surge o spammer do podcast. Um só não, vários.
Até que os spammers do podcast ultimamente pararam de encher o saco postar – será que por causa daquele primeiro post que eu fiz? Acho que não teria esse poder. Mas ultimamente estava insuportável.

E não é muito difícil encontrar bots de comentários automáticos para se participar de sorteios – outra coisa que o Instagram também não permite mais. Quem usa pode ter a conta na rede social suspensa.
Luneta Sonora já está bem espalhado
E quanto ao Luneta Sonora, ele está sendo muito bem distribuído, obrigado. Ele está em várias plataformas de áudio e você pode facilmente ouvir através dos players que estão aqui no blog. O Instagram me permite linkar os episódios compartilhando diretamente do Spotify. E pronto, lá você ouve.
Quem me conhece sabe que quando eu crio alguma coisa, eu faço o possível para espalhar para todos os cantos usando os meios que conheço, pesquiso, enfim, você está falando com uma pessoa que entende de distribuir o que produz.
Quem tem recursos de mídia, ainda que não tenham tanta audiência, precisa só de forças e pessoas. Forças para continuar e pessoas para escutar, ler, entender, e principalmente, te apoiar. Pessoas de verdade, com ouvidos para ouvir e olhos para ler.
E quanto aos bots, #spammersgoaway.