Image

Sete perguntas (não mais) aleatórias

O Conhecendo Você começou há um ano. Como um tema com perguntas aleatórias se tornou um tema com vários temas semanais e no que isso enriqueceu este site?

O Conhecendo Você começou há um ano. Como um tema com perguntas aleatórias se tornou um tema com vários temas semanais e no que isso enriqueceu este site?

Pergunta feita por este editor

O Conhecendo Você é a evolução do Daily Prompt, que era o tema onde eu respondia uma pergunta que era gerada pelo Jetpack do WordPress.com, que começou há exatos dois anos. Quando essas perguntas começaram a ser repetitivas, eu passei a pedir sete perguntas para o ChatGPT. O nome do tema, Conhecendo Você, surgiu da sugestão da aba onde eu sugeri ao ChatGPT sete perguntas aleatórias, e ele autopreencheu a aba com este nome. E assim, o tema ficou conhecido com este nome, que vai além de somente ser o tema onde você me conhece. É o tema onde eu procuro conhecer melhor comportamentos e ideias, seja sob minha ótica, seja como eu quero transmitir para as pessoas.

A melhor parte do tema é justamente ter uma janela de tempo para responder as perguntas. No Daily Prompt eu esperava virar a meia-noite para a pergunta aparecer e eu responder. No Conhecendo Você eu faço as sete perguntas e deixo cada post separado para que eu possa em alguma eventualidade responder mais de uma pergunta no dia, e só colocar no ar no dia determinado, já que no mesmo dia as perguntas são incluídas na base do carrossel que vai ao ar nas redes sociais. Com essa janela, eu posso adiantar um dia inteiro ou dois do site se assim eu quiser, dependendo do tempo que eu tenho.

O tema começou, como bem disse, com sete perguntas aleatórias que eu respondia a cada semana. Mas as perguntas também começaram a ficar repetitivas e isso de um certo modo gerava um certo desgaste para montar o planejamento semanal. Por conta disso, eu passei a sugerir ao ChatGPT sete perguntas com temas determinados e foi aí que o Conhecendo Você passou a ser temático, com um tema por semana e as sete perguntas ligadas a esse tema em comum, que só é apresentado no final justamente para que o leitor mais fiel ligue os pontos ao longo da semana, sempre começando no domingo e terminando no sábado.

Mas as perguntas geradas por inteligência artificial também começaram a ficar repetitivas dependendo do tema que eu tratasse, e eu queria mais. Foi aí que eu passei a elaborar as perguntas, de modo que os assuntos ficassem ainda mais profundos e detalhados de se tratar. Talvez por eu mesmo me conhecer melhor, que as respostas começaram a ficar mais longas. E eu posso considerar que foi a partir desse momento que trabalhar cada passo do tema enriqueceu o site, porque eu posso tratar de temas mais aprofundados sem a genericidade do ChatGPT, afinal, quero trabalhar mais com a possibilidade de entender as pessoas como elas são e como elas pensam de verdade.

E tomar a decisão de elaborar as perguntas foi determinante para a qualidade do Conhecendo Você, entendendo isso como um teste para começar a responder as perguntas da audiência do site. E isso de um certo modo refletiu na qualidade das respostas. Eu respondia as perguntas do ChatGPT de forma tímida, com quatro parágrafos e duas ou três linhas cada parágrafo, que é o básico que eu estipulei no geral para que um texto entre no ar no site. Mas para as perguntas que eu elaborei, eu meio que defendo cada pergunta que eu respondo, apresentando os pontos de concordância e discordância que eu possa ter.

Mais para frente, eu vou partir para o próximo passo, que são os temas e perguntas que você vai sugerir para mim. Sim, você mesmo! Você leitor, seguidor, enfim, você que me lê e me acompanha todos os dias aqui no site vai ter a oportunidade de me perguntar qualquer coisa dentro de um tema que posso propor (ou até a própria audiência) e terá a oportunidade de ver a resposta da sua pergunta aqui no site. Quando chegar o melhor momento, eu vou avisar para vocês quando vocês podem me fazer perguntas, aliás, você já pode fazer as suas perguntas se quiser nas redes sociais e no contato do site, até mesmo nos comentários dos posts. Eu vou ler cada pergunta com atenção. O que eu mais quero é poder responder as suas perguntas.

Você pode fazer as perguntas quando quiser, mas em breve, vou fazer umas campanhas para determinados temas, bem como eu vou fazer campanhas para que vocês possam sugerir temas para as perguntas, perguntas completas, enfim, o que eu quero é ter várias perguntas possíveis para responder e ter a tranquilidade de começar a semana já com uma base de perguntas para responder, e olha que eu já tenho dois temas para as próximas duas semanas, com alguns desses temas ainda faltando perguntas, mas que ao longo das semanas eu vou completar para poder montar cada semana. Uma frente de duas semanas é uma coisa que eu nunca tinha feito e já consegui fazer. Tudo isso para abrir cada dia com uma pergunta, conhecendo você.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.