Image

Se eu pudesse banir uma palavra

Se você pudesse banir para sempre uma palavra, qual seria? Por quê?

Se você pudesse banir para sempre uma palavra, qual seria? Por quê?

Se eu pudesse banir uma palavra, seria “leseira”, que vem de “leso”, “maluco”, mas que é usada da maneira errada simplesmente para definir algo que não te agrada. Nem se pode definir as nossas desordens assim.

Muitas vezes, sem pensar, as pessoas usam termos capacitistas como esse para definir coisas que não agradam as pessoas por mexer numa ordem que elas mesmas inventaram. E que nem existe de verdade.

As coisas não surgem nem se definem somente pelo que se acredita ser algo fora da ordem. Aliás, quem disse que existe receita para tudo nessa vida? As coisas simplesmente acontecem.

Por essas e outras coisas que, se eu pudesse banir uma palavra, eu baniria a palavra “leseira” dos dicionários e da nossa linguagem. É a única vez que você leu essa palavra aqui.

E que mais nenhuma expressão capacitista seja usada para definir o que na visão de certas pessoas, esteja fora da ordem. Porque todo mundo tem o seu jeito de viver e sua ordem para seguir. Que nem sempre é a sua.


Uma pergunta sugerida pelo Daily Prompt do Jetpack: diariamente, toda vez que eu abro o app ou a sugestão de escrita diária, o Daily Prompt me sugere um tema. Siga-me no Instagram, no TikTok e nas demais mídias sociais.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.