Image

Relembrando linhas antigas: 305-Mangabeira/Pedro II

A linha 305-Mangabeira/Pedro II foi a primeira e única criada pela Setusa especificamente para o bairro, não contando as circulares.
, ,

Todas as seis linhas que passam no corredor da Pedro II passam no bairro de Mangabeira, que tem duas Mangabeira/Pedro II; a que passa na Josefa Taveira e a que passa por dentro – e agora em parte do Cidade Verde. Se você não sabe, até o 304. Apesar de atender Bancários e Cidade Universitária, o seu terminal, no Mangabeira Shopping, já é considerado parte de Mangabeira – até a sede da CEHAP é e a frente dele, começa de fato o bairro Cidade Universitária. Aliás, a portaria do órgão é justamente o pórtico da colônia agrícola de Mangabeira, um marco histórico do lugar.

Mas o número de linhas já foi um pouco maior lá atrás. E essa teve uma contribuição da estatal Setusa, que não existia quando Mangabeira foi fundada, mas existia quando o bairro ganhou novas etapas. Ela própria garantiu o transporte da sétima etapa de Mangabeira ao criar a linha 305 – depois viria a 203 da Transnacional, na realidade realocada do José Américo. A linha 305-Mangabeira/Pedro II foi a primeira e única criada pela Setusa especificamente para o bairro, não contando as circulares.

A linha chegou a ser sacrificada toda vez que faltava carro na Setusa, que naquela altura estava nas últimas. Quebrou carro no Circular? Tira do 305. Ceder as 2300/3200 para empresas privadas em 1995 foi uma das últimas tentativas de aliviar esse déficit.

O Cidade Verde “engoliu” a linha

Mas a Setusa não resistiu e em 1996 teve suas últimas linhas leiloadas. A Transnacional as opera até hoje. E daí voltamos a linha 305, que operou até a década de 2000, quando foi esvaziada quando passou de destino a passagem, afinal Mangabeira cresceu de novo e o Cidade Verde já tinha linhas próprias, incluindo a sua própria Mangabeira/Pedro II com o seu nome (302-Cidade Verde/Pedro II) e com uma demanda cada vez mais crescente. O ponto final de Mangabeira VII foi praticamente esvaziado, já que as linhas 514 e 5603 foram transferidas para o Cidade Verde. Sobrou somente a linha 203, mas a 2 de Fevereiro já teria outra linha para atender o Cidade Verde mais para frente.

E o 305? Com o itinerário completamente sobreposto ao 302, não restava outra alternativa a não ser se agregar a ela, e assim foi feito. O Cidade Verde tem um segundo terminal, mas já era coberto pelas então circulares 3507/5307 (hoje 303 e 530).

O código virou lembrança, e a 302 dobrou de tamanho. Hoje, a 302-Cidade Verde/Pedro II opera 60 viagens nos dias úteis, 36 viagens nos sábados e 24 viagens nos domingos.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

1 Comentários
  • hrxthht disse:

    Próximos posts: 513 (Tambaú) e 5204 (Cristo)

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

    Luneta Sonora

    Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
    1. Luneta Sonora 134: E as minhas redes sociais, como estão?
    2. Luneta Sonora 133: Sorteio das cores da rodada 133 da #FolhaColorida
    3. Luneta Sonora 132: Que tal mais um pouquinho de bastidores?
    4. Luneta Sonora 131: É feriado, mas eu tenho que gravar
    5. Luneta Sonora 130: Mais uma semana trazendo novidades
    6. Luneta Sonora 129: Um episódio organizado no meio da desorganização

    Assine A Luneta

    Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.