Senta aí que lá vem história. Voltamos 12 anos no tempo, no ano de 2010, quando eu voltava da faculdade e por um acaso vi três ônibus do transporte urbano de João Pessoa parados no antigo anel interno da Lagoa, extinto em 2016 diante dos olhares deste que vos escreve. Era época das eleições.
Os ônibus exibiam faixas e letreiros indicando que estavam a serviço da Justiça Eleitoral. Foram cedidos pelas empresas para servirem como veículos de suporte para quem fosse preso em flagrante no dia das eleições por crimes que cometessem nos locais de votação, como boca-de-urna.
Cada carro ficaria posicionado num grande colégio eleitoral, ou seja, um local com grande concentração de eleitores, e de lá os veículos seguiriam ao ginásio Ronaldão, que em outros tempos era o local para onde quem fosse detido pelos crimes eleitorais no dia das eleições passaria o dia.
Nesta apresentação ônibus das empresas Transnacional, Reunidas e São Jorge, que já não rodam mais hoje em dia, foram utilizados.
Nos anos seguintes, esse expediente chegou a ser usado outras vezes, mas nunca mais se repetiu um pouco mais tarde. Esse ano mesmo, não teve, assim como ninguém que fosse detido foi ao Ronaldão.
De qualquer modo, e apesar da qualidade das fotos – que lembrando, são de câmera VGA -, fica um registro da história, que sempre gosto de contar e de guardar, tanto é que 12 anos depois, esta é a primeira vez que essas fotos são publicadas aqui no blog.
E vem mais por aí.