RELEITURA

E aqui sim, um desenho o qual pode sim se afirmar que é uma releitura. De uma obra bem conhecida.

O desenho, pintado em lápis de cor em 2004, é uma versão de uma das obras mais conhecidas de Michelangelo Merisi da Caravaggio, pintor italiano que viveu entre entre 1593 e 1610. A obra é “A Ceia em Emaús”, de 1606.

Ou melhor dizendo, de uma outra versão da mesma cena bíblica, já que, em 1601, o mesmo Caravaggio já fez uma pintura com esse mesmo tema.

A Ceia em Emaús é uma história bíblica, a qual retrata o momento em que Jesus encontra dois de seus discípulos depois da Ressurreição. Ao partir o pão, Jesus revela-se aos presentes e abençoa a refeição, mostrando que Ele está vivo.

Já que contamos a história, vamos aos desenhos. Sim, vamos mostrar, além do desenho que fiz, a obra original. E aí, será que ficou igual?

A versão que fiz em 2004:

A ceia em Emaús- releitura de Josivandro Avelar

A obra original:

A ceia em Emaús- obra de Caravaggio

A obra original não está lá muito parecida com a original, mas valeu a tentativa.

E assim terminamos de postar os desenhos da pasta que encontra-se dentro do meu guarda-roupa, e que, assim como esse desenho, foram criados no curso de desenho que fiz na adolescência, e que como bem disse, ajudou a construir um pouco da minha história. Quem sabe não encontro mais nas próximas faxinas…

Independente de ser desenho ou pintura, de ser feito com lápis ou com o mouse do computador, a arte é a arte, e está aí para ser divulgada.

Todo o acervo de artes do Josivandro Avelar está no Blog de Desenhos e no Facebook do blog. É só procurar e ver todas essas obras que publicamos aqui ao longo desses dois meses em detalhes.

E ainda criaremos mais coisas. É só aguardar.

Compartilhe este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *