O ano de 2023 termina com um desafio que vai me nortear durante os próximos anos: o de pela primeira vez poder ter mil seguidores em uma das principais redes sociais. Hoje eu tenho 2000 em uma rede considerada secundária, o Kwai. Mas isso para mim não é suficiente: o importante é ter 1000 em uma rede social principal. Quem chega aos 1000 primeiro: o X ou o Instagram?
Os prints que ilustram este post foram feitos na manhã de hoje, 27 de dezembro de 2023. Os números variaram nesta noite, conforme você pode observar no decorrer do post. Eles podem estar bem diferentes no momento que você lê. E esse número é você quem faz acontecer.
Importante lembrar que o crescimento destas redes segue uma estratégia orgânica, já que eu foquei de início na comunidade artística e a maior parte dos novos seguidores vem dela. Tanto é que consegui tirar o X (antigo Twitter) da inércia. Tá aí, com 996 seguidores ante os 268 de meses atrás.
Quem também está chegando perto de 1000 seguidores é o Instagram, que neste momento está com o mesmo número do X, 996. Essa rede é bem bipolar, porque ora está próxima dos 1000, ora 2 ou 3 seguidores deixam de seguir, enfim, é uma doideira total. Mas você pode deixar essa rede social menos bipolar me seguindo por lá, combinado?
Tá aí o meu desafio deste fim de ano: qual das minhas duas redes sociais principais chega aos 1000 seguidores primeiro? É você quem vai determinar seguindo cada uma delas, até as duas se possível. E tem também as demais redes deste link, são várias! Afinal, vocês estão convidados a crescer junto comigo.
E agora, vamos para a última minicoluna do ano de 2023!