Image

Quando as ideias começam a fluir

Quando você sente que o bloqueio criativo passou e as ideias começam a fluir da maneira que você gostaria?

Quando você sente que o bloqueio criativo passou e as ideias começam a fluir da maneira que você gostaria?

Pergunta feita por este editor

Quando você sente que está imerso no seu trabalho, principalmente no projeto que você está fazendo, quando se dedica de um modo que esquece praticamente de tudo e resolve o que precisa resolver com fluidez e leveza, é nesse momento que o bloqueio criativo passa. E você nem se lembra dessa expressão, praticamente, afinal, você está tão imerso naquele trabalho, sente que as ideias começam a fluir, percebe que tudo está dando certo, e você nem se dá conta de que o bloqueio criativo existe. É assim que eu sinto que o bloqueio criativo passou, que tudo está fluindo de uma maneira positiva, pelos momentos que inspiram o suficiente para que esse bloqueio criativo tenha por aquele momento ido embora.

Quando você esquece dos problemas e consegue controlar a ansiedade, você sente de certo modo que as ideias começam a fluir. Afinal, passa justamente por uma coisa: pensar positivo e acreditar que as coisas vão dar certo, que tudo vai acontecer da maneira que você planejou. Não é nada mais basicamente do que isso! E nem precisa ser uma coisa tão complicada. Basta apenas que você faça tudo o que eu te falei nos passos anteriores: relaxar, procurar fazer pausas se necessário, caminhar então, melhor ainda! E ainda pode se atualizar o máximo com leituras e artigos sobre aquilo que você quer trabalhar, e assim você deixa as ideias fluirem.

Quanto mais eu quero fazer uma coisa dar certo, mais eu preciso de foco para que essa coisa dê certo. E foi assim que eu trouxe algo ainda mais fundamental para que as ideias deem certo: foco. Quantas coisas te distraem e não te deixam trabalhar da maneira que você gostaria? Você consegue se afastar daquilo que te distrai por um momento e focar naquilo que você precisa fazer? Algo não te deixa ficar focado no seu projeto? Mantenha o foco. E acredite que a recompensa vem. Porque quando você se sente recompensado por um bom trabalho, e não digo uma recompensa financeira somente, você se sente mais satisfeito.

Vai deixando as ideias fluirem. Vai pensando em como fazer acontecer. Quando você se dá conta de que as ideias estão fluindo, você descobre um mundo incrível à sua volta e tem mais facilidade em coletar as melhores ideias para que os seus projetos sejam melhores que aquilo que você planejou. Afinal, você se planejou, se atualizou, se inspirou, e tem todas as ferramentas disponíveis para executar o seu projeto. Tem como não dar certo quando você está praticamente imerso nos seus objetivos? Faça acontecer, faça dar certo, que você vai ver o quanto aquele trabalho que você realizou valeu a pena. Não tem segredo, é deixar as ideias fluirem.

Quando você deixa as ideias fluirem, você percebe que vai se esquecendo daquilo que te trazia ansiedade aos poucos e vai se concentrando naquilo que te interessa. E vai deixando o bloqueio criativo para lá, como uma mera lembrança daquilo que você não gostaria de pensar, mas que em algum momento sempre acontece e você precisa evitar. Afinal, faz parte de quem trabalha com criatividade, e de quem precisa apresentar sempre alguma coisa diferente a cada dia. Por isso, deixa as ideias fluirem, a vida vai fazendo tudo dar certo, e você vai ver que todo o esforço que você fez no seu projeto valeu a pena.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Pular para o conteúdo