Image

O verdadeiro clima de junho

O verdadeiro clima de junho é esse aí, e ele começa agora. E quando se está confraternizado, melhor ainda.

Sabe que estação do ano começa hoje? O inverno. Só que aqui o inverno não é aquela estação do frio, e sim de chuva, considerável chuva. Tão considerável quanto a temperatura que vai fazer nesses próximos dias, que nem de longe vai lembrar aquele calorão do início do ano. Hoje inclusive é o solstício de inverno, dia em que a noite é mais longa. É geralmente nessa época que se celebra o Natal no Hemisfério Norte – lá o inverno é em dezembro. E aqui, celebramos as festas juninas, naquele verdadeiro clima de junho.

Se dizem que o São João é uma espécie de Natal que comemoramos em junho, isso faz todo o sentido justamente por celebrarmos aquele que prepara o caminho para Cristo, cujo nascimento é comemorado 6 meses depois. E sim, é na Europa que as festas juninas se originam e se celebram no solstício de verão do Hemisfério Norte, que por sua vez acontecem no Hemisfério Sul em dezembro. Em outras palavras, a transição das estações, que sempre acontece no fim de cada semestre, é sempre celebrada de alguma forma.

Esse é aquele momento de virada no calendário, uma pausa no meio do ano para recarregar as energias, e isso explica muito por que cada final de semestre é produtivo por aqui. Muita gente viaja, se confraterniza, reúne a família para as festas de São João, que como eu disse em ocasiões anteriores, é uma tradição mais interiorana do que da capital, e como a capital reúne muita gente que vem do interior, a gente de certo modo absorve o que é da nossa cultura em meio a um ambiente cosmopolita.

Mas as festas juninas marcam apenas o começo desse inverno. Nos próximos três meses no mínimo, a gente aproveita o clima ameno, que eu nem chamaria de frio pois pouca gente sabe o que é o frio de verdade, de outras formas. Agora é que nada mais vai lembrar o calor do início do ano. Mas será que o inverno vai chegar a esse extremo, só que inverso? Talvez não acredite tanto, mas o clima é assim, sempre pode aprontar como aprontou naquele verão.

Tudo isso é só o começo de mais um inverno, que se espera que não seja tão extremo como o verão desse ano foi, e aquele verão não tem como esquecer. Não aquele inverno que as pessoas ouvem falar, mas o inverno que estamos acostumados, com temperaturas nem tão baixas, mas nem tão altas. E é claro, um pouco de chuva, se não chover demais. O verdadeiro clima de junho é esse aí, e ele começa agora. E quando se está confraternizado, melhor ainda.


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.