Image

Por onde a comunidade se informa?

Quais são os principais meios de comunicação usados pela sua comunidade para se manter informada?
, ,

Quais são os principais meios de comunicação usados pela sua comunidade para se manter informada?

A comunidade se informa pela televisão, rádio, e acredite se quiser, pelo Instagram. Mas antes de qualquer coisa, eu quero tentar explicar para quem não reside em João Pessoa como é a dinâmica da comunicação por aqui, e porque eu sou um peixe fora d’água nessa cidade em termos de carreira.

Como em toda capital, temos as emissoras de televisão e rádio, por onde as pessoas realmente se informam em massa. Os programas de televisão seguem as linhas de noticiário geral e popular, com algumas emissoras exibindo programas policiais do meio-dia. Nem costumo assistir televisão nesse horário, que é o que eu publico as atualizações do site – o primeiro post como o caso deste.

E onde entra o Instagram? Vários repórteres policiais e comunicadores independentes, que não trabalham em veículos de comunicação profissional e sim fazem o estilo dos antigos cinegrafistas amadores, possuem contas no Instagram onde noticiam crimes, assaltos, problemas da comunidade e afins.

Desses últimos eu acho o máximo eles já terem microfones até mesmo com canoplas (o cubo colocado no microfone onde fica o logotipo do veículo) das próprias contas. Eu já pensei em comprar um para colocar o logotipo da luneta, lógico que para fazer alguns vídeos na linha criativa do site. Ainda vou pensar nisso.

Ok, agora vamos para os sites, porque tem vários construídos na mesma estrutura deste site aqui. Tem vários sites de notícias por aqui e a maioria deles são sites de política, grande parte deles independente dos veículos de comunicação profissionais, mas que não deixam de ser mídia.

No vizinho estado do Rio Grande do Norte tem vários sites nessa linha, a maioria blogs, e eu tenho três clientes por lá. Sim, amigos, nenhum na Paraíba. Parecia até que eu teria um mercado promissor na minha própria cidade e no meu próprio estado. Mas não tem problema, eu ainda vou conseguir.

Mas de qualquer maneira, a gente constrói mídia da maneira que pode, uns com muitos recursos, outros com os recursos criativos igual eu uso, mas não com tanta grana. O que importa é construir uma mídia democrática e diversificada que não se prenda a um assunto só e não gire em círculos. Eu acho que eu estou no caminho.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, onde as perguntas que eu respondo sobre temas de cotidiano e autoconhecimento são sugeridas por inteligência artificial.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e o nada ao mesmo tempo.
  1. Luneta Sonora 133: Sorteio das cores da rodada 133 da #FolhaColorida
  2. Luneta Sonora 132: Que tal mais um pouquinho de bastidores?
  3. Luneta Sonora 131: É feriado, mas eu tenho que gravar
  4. Luneta Sonora 130: Mais uma semana trazendo novidades
  5. Luneta Sonora 129: Um episódio organizado no meio da desorganização
  6. Luneta Sonora 128: Só mais um episódio com recados da semana

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.