Em sua opinião, a mídia consegue abordar de maneira equilibrada os diferentes pontos de vista e opiniões presentes na comunidade?
A mídia se move pela audiência e pelo lucro. Em alguns veículos, pontos de vista e opiniões pouco importam se não forem aqueles de seus donos. Para isso, basta ter gente que compartilhe desses pensamentos, mesmo que sejam meros colaboradores.
E adivinha o que acontece? Quase nunca somos ouvidos como comunidade. Sempre a restringem a um pequeno clube onde a nós cabe apenas ser plateia.
E quando a mídia reforça estereótipos, que é uma coisa que eu sempre falo aqui e vou continuar falando, reforça o que pensa da comunidade. Só quer a audiência da comunidade, mas nunca o desenvolvimento dela.
Algumas coisas continuam assustando o velho formato tradicional de mídia, que continua calando pontos de vista e opiniões em nome daquilo que ela acredita ser senso comum.
Alguns até tentam se reinventar na Internet, mas continuam repetindo os mantras e pensamentos de quem financia.
Enquanto nós não construirmos nossos próprios canais, capazes de canalizar os nossos pontos de vista e opiniões, vamos continuar vendo a velha mídia falando por nós, e quem nela manda sempre fala mal de quem constrói esse lugar pelas costas.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, onde as perguntas que eu respondo sobre temas de cotidiano e autoconhecimento são sugeridas por inteligência artificial.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: