Pinterest em três atos

Em mais uma ação de reforço das marcas geridas por mim nas mídias sociais, aproveitando o tempo de quarentena, vamos falar de uma rede social que tem um excelente retorno, embora para muitos nem pareça: é o Pinterest.

Mas o que é o Pinterest? Fomos até a gloriosa Wikipedia para trazer a resposta para a sua pergunta, e o resto eu explico:

Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos. Assemelha-se a um quadro de inspirações, onde os usuários podem compartilhar e gerenciar imagens temáticas, como de jogos, de hobbies, de roupas, de perfumes, etc. Cada usuário pode compartilhar suas imagens, recompartilhar as de outros utilizadores e colocá-las em suas coleções ou quadros (boards), além de poder comentar e realizar outras ações disponibilizadas pelo site. Para que os usuários possam interagir de uma forma mais ampla com outras comunidades, o site é afiliado com o Twitter e Facebook. Com fácil layout e rápido crescimento, tornou-se um novo meio de compartilhamento de imagens na internet. Foi eleito um dos melhores websites de 2011 pela revista Time.

Pinterest, pela Wikipedia.

Construindo – e entendendo – o público

Então, é mais ou menos assim: é uma rede social de imagens, onde você compartilha imagens com outras pessoas, e essas imagens refletem tudo aquilo que você gosta. Essas imagens são chamadas dentro do site de pins e podem ser rapidamente compartilhadas com outros usuários, e é desse modo que você descobre coisas em comum entre eles.

E é justamente porque trabalho com hobbies que consideramos a rede e obtemos um bom resultado com ela, como você vai ver nos tópicos a seguir.

Como o título deste post sugere, vamos falar das ações que estou desenvolvendo nesta mídia em três atos distintos: construção, estratégia e consolidação; uma marca que entrou ontem, uma marca que eu mudei a estratégia, e uma marca já consolidada.

1- Construção: Ônibus Paraibanos, estreando no Pinterest
Print da página do Pinterest do Ônibus Paraibanos. Fim da descrição.

Com alto potencial e sucesso nas demais mídias sociais, o Ônibus Paraibanos chegou ao Pinterest para compartilhar imagens, publicações das demais mídias sociais, potencializar a divulgação da marca.

A página foi criada ontem, 18 de abril, ou seja, aqui começa a construção da página e do público – que sei que está lá.

Para não ficar vazia de cara, saí “pinando” várias imagens das matérias do Ônibus Paraibanos e fotos dos tópicos que mais fazem sucesso lá. Assim, apresento de cara o cartão de visitas da marca – digo logo, a marca está ali.

A página será alimentada pelo Instagram, pelas atualizações do site, e eventualmente manual. A ideia é repetir os bons números da 612 Comunicação – ainda que o propósito não seja o mesmo, mas as ferramentas nós conhecemos – com o Ônibus Paraibanos.

Acesse o Ônibus Paraibanos no Pinterest

2- Estratégia: Josivandro Avelar, novo endereço e conta business
Print da página do Pinterest do Blog Josivandro Avelar. Fim da descrição.

Até então uma conta pessoal, transformei a conta que já tinha em conta business, de modo a ter acesso a gráficos e automação do Instagram e do próprio site. Assim construí uma estratégia para esta mídia.

A conta é alimentada pelas atualizações de ambos, e eventualmente manual.

A página ficou, digamos, híbrida: em vez da luneta, continua lá meu nome e minha foto. É a mesma estratégia que uso no Instagram e no Twitter.

A outra mudança foi no endereço, que deixa de ser pinterest.com/josivandro para ser pinterest.com/josivandroavelar. Onde couber o meu nome profissional como nome de usuário, caberá, e por isso deu certo completar por ali (alô Twitter).

As atualizações do blog daqui em diante já passam a ser compartilhadas lá. E a primeira imagem sempre será essa do cabeçalho – ou qualquer outra que nela contenha. De todo modo, com o link do post.

Acesse o Blog Josivandro Avelar no Pinterest

3- Consolidação: 612 Comunicação, sucesso nessa mídia
Print da página do Pinterest da 612 Comunicação. Fim da descrição.

A 612 Comunicação está no Pinterest desde praticamente a fundação da agência, e é lá que a agência obtém um excelente êxito, com publicações compartilhadas a todo momento, acesso direto aos posts das demais mídias sociais e muito mais.

A conta é alimentada pelas atualizações das mídias, de ideias que são capturadas da página inicial, usuários compartilhando de outros usuários, e é essa corrente que alimenta a página.

A página da 612 Comunicação no Pinterest obteve 3.2 mil visualizações mensais, o que coloca a página da agência como um exemplo de consolidação nesta mídia.

Acesse a 612 Comunicação no Pinterest

O conteúdo que as pessoas procuram

O que está nas páginas do Pinterest são, em sua maioria, as imagens que são postadas nos sites e outras mídias sociais, de modo que o Pinterest seja um trampolim para todas as outras mídias de cada marca.

É possível até mesmo auto-alimentar essas páginas, visto que o Pinterest oferece opções nativas de automação, como no Instagram e através do próprio feed do site. Quando este post entrou no ar, já foi compartilhado no Pinterest automaticamente. Só seria possível com a conta business, por isso a mudança na página do blog.

Imagens compartilhadas com os links do site trazem mais tráfego para o mesmo, e mesmo fora do Pinterest até ontem, o Ônibus Paraibanos obtinha visualizações advindas de lá.

Lá estamos construindo um público que já conhecemos. E lá construir é agregar, encontrar esse público.

As pessoas procuram o que gostam, e é isso que oferecemos. Assim obtemos êxito, assim fazemos sucesso no Pinterest.

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