Image

Ônibus Paraibanos Desenhos, WordPress.com descomplicado

O Ônibus Paraibanos Desenhos foi retomado com agilidade graças a plataforma WordPress adaptada para o projeto, que estava em stand by.
,

O Ônibus Paraibanos Desenhos foi retomado depois de quase um ano como um blog. Gilberto Costa Júnior e Guilherme Martins são os editores de um projeto inteiramente construído em poucos cliques sob medida para o projeto, que é simples e descomplicado.

Esse projeto, que aliás estava em stand by, é uma retomada na plataforma WordPress.com, que para quem não sabe é um serviço que permite a qualquer pessoa criar um blog, usando a plataforma e a infraestrutura da Automattic, que é quem desenvolve o WordPress. É diferente do WordPress.org que move este blog, onde eu instalei a plataforma num servidor – mas posso usar os atributos do serviço através do plugin Jetpack.

O tema foi trocado por um mais simples e sem distrações, que tem como ser baixado e migrado para WordPress.org. Isso porque se eu migrar o site para hospedagem própria, quero que as pessoas praticamente nem sintam a troca.

O site na realidade nunca saiu do ar, estava hibernado desde a migração de hospedagem. Agora está de volta.

Solução para grana curta

O WordPress.com é uma excelente solução para aqueles clientes de grana curta – ou sem grana mesmo. Eu não perco a qualidade no conteúdo e nem a formatação de quando for realmente migrar para um autohospedado. Apesar das limitações de qualquer serviço que para se ter mais tem que pagar, é bem mais cheio de recursos do que o Blogger, do Google, que praticamente não tem tido a atenção e a importância que deveria da gigante de buscas.

Dá pra fazer uma sola boa no WordPress.com. E justamente o Ônibus Paraibanos Desenhos foi um case de sucesso: da criação da conta até a entrega do site, levei 90 minutos. Porque sabia com o que estava lidando.

E o dia que voltar a ser autohospedado – e tenho planos para isso, já tá tudo pronto. A plataforma tá aí para isso mesmo e tem uma intercambialidade fácil, até porque é a mesma plataforma, com as diferenças acima explicitadas.

Dá para fazer um bom trabalho com o que tem. E é descomplicado, pode crer.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Pular para o conteúdo