OS CASTELOS

A mais nova história do Congresso Nacional é a do deputado federal Edmar Moreira (DEM-MG), que tem um castelo no interior de Minas Gerais. O imóvel custa cerca de 20 milhões de reais e, segundo informações, não teria sido declarado por ele à Justiça Eleitoral. Segundo ele, o castelo estava em nome dos filhos.
Quando vi pela primeira vez as matérias sobre o assunto, vi a imagem do castelo e achei que “não, o castelo era só uma demonstração”. Depois eu vi melhor o assunto e constatei que o tal do castelo existia mesmo.
Aí, aproveitando que este assunto está em evidência, escrevo então sobre os castelos, essas lendárias e enormes edificações que inspiraram lendas e contos de fadas famosos em todo o mundo.
Castelos são edificações que serviam como moradia e defesa há muito tempo atrás. Apesar de serem associados à Idade Média, já existiam desde a Idade da Pedra. A associação de tais edificações com a Idade Média se dá ao fato de que foi nessa época que eles foram construídos com maior intensidade. A princípio eram apenas torres defensivas. Mas logo viraram verdadeiras fortalezas. Se você estudou sobre feudalismo e sociedade feudal no 2º ano, sabe do que estou falando. E eram erguidos em pontos estratégicos, como alto de montanhas, por exemplo.
E, nessa de escrever sobre o assunto “castelo”, me lembrei de uma história de um amigo meu que me contou de sua visita a um castelo em Guarabira, aqui na Paraíba. Sim, pelo que ele me contou, existe um castelo na cidade. Disse que o castelo pertencia a um fazendeiro rico que viu na Europa um castelo medieval. Ele gostou tanto da idéia e tentou recriá-lo aqui. Lógico que ele não conseguiu. O fazendeiro morreu sem ver seu sonho realizado. Essa foi a história que ele me contou.
Só que o tal castelo do deputado, voltando ao assunto, era para servir como um hotel, pelo que ouvi falar. Em outras palavras, se antes castelos eram edificados para defesa de seu território, hoje ainda podem ser construídos, mas realizando o sonho de quem os viu. Logo viram lendas, tanto os castelos quanto seus criadores. Será que existem contos de fadas de castelos pós-Idade Média? Com direito a princesas? Talvez eu também queira ser um príncipe encantado… Mas meu castelo é a minha modesta casa.
Compartilhe este post